Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Avançar no sinal amarelo dá multa? Quais as regras do semáforo?  

Avançar no amarelo dá multa? O objetivo dessa sinalização é melhorar a segurança para condutores e pedestres. 


Por Accio Comunicação Publicado 15/04/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Afinal, o que significa o sinal amarelo no trânsito? Pode avançar ou não? Piadinhas à parte, avançar no amarelo (como se a vida dependesse disso) raramente é uma boa ideia.  

Então, o que significa o sinal amarelo no trânsito?  

Ou seja, é uma sinalização para indicar que você deve iniciar o processo de frenagem do seu veículo.  

Em resumo, o sinal amarelo significa um alerta para o condutor. De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, no sinal amarelo, “o condutor deve parar o veículo, salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”. 

Seguir essa indicação é importante não apenas para a sua própria segurança, mas também para sinalizar para os demais condutores que vêm atrás, que o semáforo está prestes a fechar. 

Luz amarela indicando atenção no semáforo urbano
A luz do sinal amarelo indica atenção e esse alerta deve sempre ser considerada. Foto: Envato.

Quando é permitido ultrapassar no amarelo? 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê penalidades apenas para quem ultrapassar o semáforo enquanto a luz do sinal vermelho estiver ativa. O ato é considerado uma infração gravíssima. Além da multa de R$ 293,47, são adicionados sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

No entanto, o mais indicado (e seguro) é reduzir a velocidade e parar quando a luz do sinal amarelo estiver ativa no semáforo. 

Assim, você evita o risco de ser multado, passar no vermelho ou se envolver em um acidente causado por um veículo que esteja saindo de uma pista transversal, por exemplo.

E quando a luz amarela está piscando? 

Sinal amarelo em travessia de pedestres
Sinal amarelo indica atenção também para a travessia de pedestres. Foto: Envato.

Em algumas situações, o farol amarelo poderá permanecer piscando de forma intermitente. 

Essa sinalização semafórica pode indicar a existência de obstáculo ou até mesmo que há uma situação perigosa na via. 

Durante a noite ou no período da madrugada, é possível observar a outra situação, que significa estar em alerta e realizar a passagem seguindo as regras de circulação e com atenção redobrada.

Quanto tempo eu tenho para passar no sinal amarelo? 

Segundo o Manual Semafórico, aprovado pela Resolução nº 973/22 do CONTRAN, o sinal amarelo deve ficar aceso por, no mínimo, três segundos e, no máximo, cinco segundos, a depender da velocidade determinada. 

E aí, você sabia desses detalhes sobre o sinal amarelo do semáforo? Já passou por alguma situação de risco envolvendo essa sinalização semafórica? Compartilhe com a gente nos comentários! 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *