Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

No trânsito, qualquer coisa é motivo para se ficar com raiva


Por Talita Inaba Publicado 18/05/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Por que os motoristas tem raiva no trânsito? O primeiro registro de atitudes descabidas ao volante vai completar 65 anos no dia 30 de junho, o famoso desenho criado pelos Estúdios Disney, disponível neste link, que mostra o pacato Mr. Walker (pedestre), vivido pelo personagem Pateta, se transformar no odioso Mr. Wheeler (motorista) assim que dá a partida no motor de seu carro. De lá para cá, parece que nada mudou, ou melhor, mudou sim, os motoristas estão cada vez mais irritados e agressivos no trânsito.

Uma pesquisa de doutorado feito com 923 condutores pela Universidade de Brasília em parceria com as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros aponta que 67,2% dos motoristas admitem já ter agredido outras pessoas, ainda que verbalmente, no caos do tráfego. Outros 84% assumem ter cometido os mais variados erros ao volante. Além disso, a chance de uma pessoa infartar até duas horas após um episódio de raiva intensa aumentava 8,5 vezes em relação a um episódio de raiva “normal”, segundo o estudo Triggering of acute coronary occlusion by episodes of anger publicado no periódico científico European Heart Journal: Acute Cardiovascular Care.

A resposta para tantas ações de irritabilidade é simples, no trânsito todos são obrigados a conviver com uma porção de pessoas desconhecidas, com pensamentos, hábitos e ideias distintas, ou seja, todos estão inseridos, no mesmo local e são sabem aceitar atitudes diferentes daquelas que julgam correta. Claro, existem leis, existe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que está aí para fazer valer a mesma regra para todos, mas sabe-se que na prática isso não funciona. Motoristas aceleram no sinal amarelo para dar tempo de passar, é uma tal de buzina para todo lado, fechadas no trânsito? Muito comum, parar na faixa de pedestre, esquecer-se de ligar a seta, a lista é grande, bem grande. E como conviver com tudo isso? Ora motoristas, conviver em sociedade, sem dúvida é muito difícil, imagine se o stress tomar conta de tudo o que acontecer durante os trajetos diários?

O primeiro passo começa sempre em conhecer todas as regras que regem o trânsito, depois educação e bom senso são importantes para uma boa convivência. Por último adotar uma cultura de paz pode transformar os trajetos mais prazerosos e incitar muito menos raiva no trânsito.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *