Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Nova CNH garante segurança aos condutores, diz secretário-executivo do MInfra


Por Assessoria de Imprensa Publicado 11/06/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h08
Ouvir: 00:00

De acordo com o governo, a nova CNH tem elementos que trazem mais segurança aos condutores.

Com novo visual e mais moderna, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) garante mais segurança a todos os motoristas habilitados no Brasil, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio. Junto com o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, ele participou de uma cerimônia para lançar o documento no Mato Grosso do Sul.

Elaborada por meio de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura e o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, a nova versão incorpora código MRZ, o que facilita a identificação por países signatários da Convenção de Viena.

Agora, a CNH conta com as cores predominantemente verde e amarelo e a assinatura do motorista fica logo abaixo da foto. Também tem elementos gráficos que dificultam falsificação e fraudes e inscrições em português, inglês e espanhol. “Infraestrutura é desenvolvimento, é tecnologia e é também cidadania. A nova CNH vai garantir para os condutores mais segurança, e faz parte da nossa agenda de transformação digital do MInfra”, destacou o secretário-executivo, acrescentando que a versão faz parte da nova política de tecnologia e inovação do Governo Federal.


Leia também:

Nova CNH já está em vigor! Veja o que muda 

Validade

A indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente. Logo abaixo da tabela de categorias, indicam as restrições médicas e se o condutor exerce a atividade remunerada. O QR Code está mantido no verso da carteira de motorista, dessa forma armazenando todas as informações relacionadas ao condutor.

A emissão da CNH acontecerá de forma impressa, bem como eletrônica. Conforme o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, a substituição do documento não é obrigatória.

“Todos os documentos de habilitação expedidos continuam valendo até a data de validade. Ou seja, o condutor só vai precisar fazer a renovação dentro do prazo legal previsto que virá no novo formato”, disse.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *