Notícias

Agente de Trânsito

Nova lei de trânsito: porte da CNH não será mais obrigatório. Entenda! 

Nova lei de trânsito: porte da CNH não será mais obrigatório. Entenda!
Foto: Divulgação Detran/ES.

A partir de abril de 2021, o porte dos documentos de habilitação (CNH, PPD ou ACC) poderá ser dispensado. Veja em que casos.

Resumo da Notícia

  • A Lei 14071/20 altera o CTB e permitirá a dispensa do porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • A lei entra em vigor em abril de 2021.
  • Atualmente o porte é obrigatório.
Foto: Divulgação Detran/ES.

Lei 14.071/20, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foi publicada no início do mês e define novas regras de trânsito no país.

Uma das mudanças está em relação ao porte obrigatório do documento que comprova o direito de dirigir do condutor do veículo. A partir da entrada em vigor da nova lei, o porte do documento de habilitação poderá ser dispensado, caso a fiscalização consiga, através de verificação do sistema, comprovar que o condutor está habilitado.

A lei entrará em vigor a partir de 12 de abril de 2021. Veja outras mudanças, clique aqui!

A dispensa do porte obrigatório de documentos, nos casos em que é possível a verificação pelo sistema, já havia acontecido para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) em 2016, quando a Lei 13.281 entrou em vigor.

Documentos de habilitação

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os documentos que comprovam que o cidadão é habilitado são: a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no original.

Como é hoje

Atualmente a legislação brasileira obriga o porte da ACC, PPD ou CNH quando o condutor estiver à direção do veículo.

Desde 2018, passou a valer também a versão digital do documento, que é possível baixar pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (veja aqui).

Conforme o CTB, conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório é infração leve, com multa de R$ 88,38 e acréscimo de 3 pontos no prontuário do condutor. Além disso, o veículo pode ser retido até a apresentação do documento.

Como vai ficar

De acordo com a Lei 14071/20, que entra em vigor a partir de abril de 2021, o porte do documento de habilitação será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o condutor está habilitado.

Além disso, a nova lei traz ao CTB a previsão do documento digital, que antes estava previsto apenas em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo a nova norma, a CNH, expedida em meio físico e/ou digital, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor. Além disso, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.

Para Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, mesmo sendo dispensável, a orientação é levar o documento quando for dirigir o veículo.

“Nem sempre será possível garantir que a fiscalização tenha acesso ao sistema. O melhor mesmo é que seja rotina do condutor portar o documento de habilitação, nem que seja em sua versão digital”, explica.


Artigos Recomendados Para Você

12 Comentários

  1. Moisés

    Bom dia, ocorreu um erro de digitação no referido testo na questão da pontuação leve, está com 4 pontos…sendo aplicada 3 pontos…

    1. Mariana Czerwonka

      Moisés

      Obrigada pela informação. Texto alterado.

      Equipe Portal

  2. Marcio

    Para infração.leve de R$88,38 são 3 pontos na CNH e não 4 como descrito no texto.
    Obrigado.

    1. Mariana Czerwonka

      Marcio

      Obrigada pela informação. Texto retificado.

      Equipe Portal

  3. Contran determina nova prorrogação de prazos de multas e renovação de CNH no Amazonas - Portal do Trânsito

    […] prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas entre 1º de janeiro a 29 de […]

  4. CFC News 15/03 destaca: Covid-19 afeta atendimento dos Detrans, PNATRANS e condutores com problemas de visão - Portal do Trânsito

    […] Conforme balanço inédito realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), na Região Sudeste do país são 10,8 milhões de motoristas e motociclistas com algum problema de visão registrado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). […]

  5. Edelson Martins

    Mais uma lei que não serve para nada, uma vez que abre uma brecha para o agente de trânsito multar por não conseguir identificar se o condutor está habilitado. O correto seria que todos os agentes tivessem disponíveis os recursos necessários, antes da promulgação da lei.

  6. Estão abertas as inscrições para a CNH Social na Paraíba. Veja como participar! - Portal do Trânsito

    […] Para concorrer ao processo é preciso ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF, comprovar que mora em qualquer cidade da Paraíba e não estar respondendo a processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação. […]

  7. Marcos Silvino Neves

    Se o órgão de trânsito fiscalizador não dispuser de aparato para verificação da habilitação do condutor no momento da abordagem e lavrar o auto de infração, o condutor poderá recorrer com garantias de sucesso sendo ele mesmo habilitado e não estando com o documento?

    1. Mariana Czerwonka

      Marcos

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima quinta-feira (20), no Facebook, às 14h30.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']