13 de julho de 2025

Nova tecnologia de pesagem em movimento promete transformar fiscalização de caminhões no Brasil

Uma nova tecnologia pode mudar radicalmente a forma como é fiscalizada a pesagem de caminhões nas rodovias brasileiras.


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/06/2025 às 18h00
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pesagem tecnologia
A medida também será benéfica para o meio ambiente. Foto: Fiscaltech

Uma inovação aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pode mudar radicalmente a forma como o peso de caminhões é fiscalizado nas rodovias brasileiras. Trata-se de um sistema de pesagem em movimento (WIM, da sigla em inglês) que permite aferir, com precisão, o peso de veículos de carga enquanto eles trafegam em velocidade normal, diretamente na pista principal.

A tecnologia é da empresa Fiscaltech, especializada em soluções de automação para mobilidade. Durante os testes conduzidos nesta semana pelo Inmetro, com apoio da ARTESP e da concessionária Eixo SP, o sistema — chamado HS-WIM — demonstrou alto desempenho, sendo aprovado com a classificação Classe 1A, o mais alto nível de exatidão previsto para esse tipo de equipamento.

Ensaios da tecnologia de pesagem

Os ensaios foram realizados no Posto Geral de Fiscalização (PGF) da SP-310, Rodovia Washington Luís, em Corumbataí (SP), utilizando veículos comerciais com 3, 5, 6 e 7 eixos, em diferentes velocidades (7 km/h, 50 km/h e 90 km/h). O objetivo foi verificar a confiabilidade dos sensores, software e demais componentes do sistema em condições reais de tráfego.

Segundo Diego Hoffmann, diretor de Desenvolvimento e Projetos da Fiscaltech, os resultados foram extremamente positivos.

“Os testes foram um sucesso, os ensaios foram concluídos dentro do esperado. Temos um equipamento aprovado para a Classe 1A, o que permite que a pesagem dos caminhões seja feita em alta velocidade, na via principal, sem necessidade de paradas ou desvios”, explica.

A nova solução tem potencial para substituir o modelo tradicional de fiscalização por balanças fixas e balanças de precisão, que exigem a parada dos veículos em áreas específicas, muitas vezes causando lentidão no tráfego e filas. Com a pesagem automática em movimento, o processo é contínuo e autônomo, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupções.

Mais segurança e eficiência nas estradas

Além de garantir maior fluidez no tráfego, a tecnologia contribui diretamente para a segurança viária. Caminhões que trafegam com excesso de peso apresentam maior risco de falhas mecânicas, instabilidade e dificuldade de frenagem, fatores que aumentam a probabilidade de acidentes graves. Com a pesagem automatizada, é possível identificar aqs infrações por sobrecarga em tempo real, permitindo uma atuação mais ágil dos órgãos fiscalizadores.

Outro benefício significativo está na preservação das rodovias. O tráfego de veículos com carga acima do permitido acelera o desgaste do pavimento. Dessa forma, aumentando os custos com manutenção e reduzindo a vida útil da infraestrutura. O novo sistema contribui para coibir esse tipo de irregularidade com mais eficiência.

Há ainda impactos positivos do ponto de vista ambiental. Como não há necessidade de desaceleração ou paradas para pesagem, por exemplo, há redução na emissão de gases poluentes, especialmente o dióxido de carbono (CO₂), que se gera em maior quantidade durante as retomadas de velocidade e manobras em áreas de fiscalização convencional.

Como funciona o sistema

O HS-WIM opera por meio de sensores instalados diretamente no pavimento. Eles capturam dados de carga por eixo e peso bruto total enquanto o caminhão transita normalmente pela rodovia. Em caso de excesso de peso, o sistema registra as imagens e os dados do veículo automaticamente, viabilizando sanções sem abordagem imediata.

Com a aprovação do Inmetro, o sistema que a Fiscaltech desenvolveu se torna uma referência no setor. Além disso, será possível adotar em larga escala em estradas de todo o país. Assim, modernizando a forma como o Brasil fiscaliza um dos principais fatores de risco e desgaste na malha viária: a sobrecarga nos veículos de transporte de carga.

1 comentário

  • Wanderley A Parreira
    20/06/2025 às 18:09

    “O HS-WIM opera por meio de sensores instalados diretamente no pavimento. Eles capturam dados de carga por eixo e peso bruto total…’ acho impossivel PBT mas apenas P/eixo e cumulativamente por SW totaliza os eixos. Me corrija se necessario ok.

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