Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

OMS cria biblioteca de campanhas de segurança viária


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/11/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Campanhas de segurança viáriaNo mundo todo, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito a cada ano, e pelo menos 50 milhões são feridas. Porém, segundo estudos, a maior parte dessas tragédias pode ser evitada com a realização de melhorias estruturais em rodovias e veículos, com um comportamento responsável por parte dos motoristas, além de uma fiscalização mais rigorosa.

No que diz respeito ao comportamento das pessoas, além da educação para o trânsito nas escolas, algumas medidas podem ser promovidas e incentivadas com a difusão de campanhas pela televisão e pelo rádio.

Pensando no papel dessas campanhas como agentes de conscientização, a Organização Mundial da Saúde organizou uma biblioteca online com as campanhas de mídia de massa de segurança viária. Chamado de Online library of road safety mass media campaigns, o espaço reúne as melhores campanhas se segurança em áudio e vídeo produzidas em regiões do mundo todo.

As campanhas podem ser pesquisadas em três categorias: assunto, linguagem e região. São peças sobre segurança infantil, distrações ao volante, dirigir sob efeito de bebida alcoólica, uso de cinto de segurança e capacete, segurança viária em geral, dirigir em alta velocidade, entre outros riscos, produzidas em diferentes países para alertar os motoristas.

As mais impactantes dessas campanhas atentam para o que acontece quando as pessoas descumprem as leis e as consequências em termos de morte, lesões e danos físicos permanentes, bem como multas e prisão. Veja algumas delas.

Austrália

Campanha mostra que a redução da velocidade em 10 km/h, pode fazer a diferença em um acidente:

A distração cega as pessoas e pode causar danos irreversíveis

Camboja

Campanha mostra os perigos de beber e dirigir

Brasil

Campanha mostra que um ou dois copos podem fazer a diferença.

Assista outros na nossa página do Facebook.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *