Orientações sobre os cuidados ao dirigir na chuva
Para evitar acidentes em dias de chuva, é preciso ter cuidado ao transitar pelas vias
O período chuvoso requer atenção redobrada dos condutores. De acordo com estudos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em dias de chuva, há um aumento de cerca de 30% no número de colisões nas estradas e grandes cidades.
Segundo especialistas ouvidos pelo Portal do Trânsito, a chuva é perigosa no início, pois acaba se misturando com os pedaços de borracha que os pneus soltam na pista, com o óleo e areia. Essa combinação deixa a pista bastante escorregadia. “A via fica muito lisa. Por isso, no início da chuva imediatamente é preciso diminuir a velocidade”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Instituto Prevenir.
Para evitar acidentes, o especialista recomenda que os condutores trafeguem com uma velocidade reduzida, que deixem o para-brisa e farol baixo ligados e mantenham uma distância segura do veículo da frente.
“A falta de atenção, aliado ao desrespeito à sinalização de trânsito comumente já provocam acidentes, mesmo sem chuva. Em dias chuvosos, estas condições colaboram ainda mais para situações de risco”, conclui Mariano.