Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Orientações sobre os cuidados ao dirigir na chuva


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/10/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h03
Ouvir: 00:00

Cuidados na chuvaPara evitar acidentes em dias de chuva, é preciso ter cuidado ao transitar pelas vias

O período chuvoso requer atenção redobrada dos condutores.  De acordo com estudos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em dias de chuva, há um aumento de cerca de 30% no número de colisões nas estradas e grandes cidades.

Segundo especialistas ouvidos pelo Portal do Trânsito, a chuva é perigosa no início, pois acaba se misturando com os pedaços de borracha que os pneus soltam na pista, com o óleo e areia. Essa combinação deixa a pista bastante escorregadia. “A via fica muito lisa. Por isso, no início da chuva imediatamente é preciso diminuir a velocidade”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Instituto Prevenir.

Para evitar acidentes, o especialista recomenda que os condutores trafeguem com uma velocidade reduzida, que deixem o para-brisa e farol baixo ligados e mantenham uma distância segura do veículo da frente.

“A falta de atenção, aliado ao desrespeito à sinalização de trânsito comumente já provocam acidentes, mesmo sem chuva. Em dias chuvosos, estas condições colaboram ainda mais para situações de risco”, conclui Mariano.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *