76% dos europeus são afetados pelo estresse provocado pelo trânsito
Estudo encomendado pela Ford revelou dados interessantes relativos à maioria dos europeus. São crescentes as preocupações com o congestionamento de trânsito, custos de transporte e com o meio ambiente.
O estudo mostrou que a maioria da população europeia diz que a vida seria impossível sem o automóvel, porém 76% dos europeus dizem que são afetados pelo estresse provocado pelo congestionamento de trânsito e pelos preços dos combustíveis. Ainda segundo o estudo, 74% utilizam transportes públicos e 37% compartilham automóveis para fazer o mesmo percurso (carona solidária).
O estudo possibilitou ainda outras conclusões interessantes: para 74% deles o veículo significa independência, 52% dizem que utilizam transportes públicos menos de uma vez por mês ou nunca e 77% não deixariam de utilizar o automóvel para ajudar a resolver questões ambientais.
Meio ambiente
A pesquisa mostrou ainda que o europeu adotaria uma condução mais ecologicamente correta se compreendesse melhor o benefício financeiro que isso teria. Para a maioria, responsabilidade é dos órgãos públicos, pois eles devem viabilizar formas de reduzir o impacto que os transportes exercem no ambiente.
Dos entrevistados, 28% dizem que considerariam comprar um veículo de propulsão elétrica.
Estima-se que o número de automóveis, em todo o mundo, aumente de um bilhão (número atual) para dois a quatro bilhões até 2050. A Comissão Europeia prevê que os custos de congestionamento na Europa aumentarão em 50 por cento, para 200 bilhões de euros por ano, no mesmo período de tempo.