Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Questão de prova: onde não existir sinalização, qual a velocidade mínima permitida para uma via de trânsito rápido?


Por Mariana Czerwonka Publicado 06/04/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Velocidade mínimaFoto: Freeimages.com

Continuamente recebemos sugestões de matérias sobre questões que caem nas provas dos Detrans como você pode ver aqui. Por esse motivo, hoje vamos abordar um assunto que cai bastante nas avaliações teóricas que é sobre a velocidade mínima dos veículos.

A pergunta é a seguinte: Onde não existir sinalização regulamentadora, qual a velocidade mínima permitida para uma via de trânsito rápido?

A questão já pode criar uma certa confusão, pois os alunos estão esperando perguntas sobre a velocidade máxima da via e não a mínima. Então, além de ler com atenção o enunciado é preciso saber mais de uma definição.

Em primeiro lugar o candidato deve saber o conceito de velocidade mínima, que está definido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

“Art. 62. A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via”.

Sabendo disso, já temos ciência de que a velocidade mínima da via não pode ser menos do que a metade do limite máximo de velocidade.

Também é preciso saber o conceito de via de trânsito rápido, que está no Anexo I do CTB:

“VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO – aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível”.

O segundo passo é definir a velocidade máxima na via. A questão não estabelece esse limite, mas dá uma dica aos futuros condutores. O enunciado cita o tipo de via (de trânsito rápido), dessa forma, o candidato deve lembrar das aulas teóricas em que foram apresentadas as definições de vias e seus limites de velocidade quando não há sinalização regulamentadora.

Recordando disso, o aluno se dará conta que a velocidade máxima definida em uma via de trânsito rápido, quando não há placa regulamentando o limite, é de 80 km/h.

Descoberto isso, vamos ao terceiro passo, onde chegaremos a resposta da questão. Se o limite da via é de 80 km/h, a velocidade mínima permitida na via seria a metade de 80, que fazendo a conta simples, seria de 40 km/h.
Resposta

Então, a resposta para essa questão é a seguinte:

“Onde não existir sinalização regulamentadora, qual a velocidade mínima permitida para uma via de trânsito rápido?

A velocidade mínima permitida em uma via de trânsito rápido é de 40 km/h.”

Você tem uma sugestão de pergunta que cai na prova do Detran? Envie através do e-mail contato@portaldotransito.com.br que publicaremos aqui no Portal!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Cleci
    01/03/2024 às 09:26

    Estou com dificuldade gostei dessas explicações

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *