Redobre os cuidados na volta do Carnaval! Veja dicas do Portal do Trânsito
O Carnaval está chegando ao fim e é hora de voltar para casa. Para aqueles que vão pegar a estrada há uma preocupação a mais, o trânsito caótico e a falta de segurança.
Uma das maiores responsabilidades dos condutores de veículos é com a vida de seus passageiros, sejam família, ou pessoas amigas. Estas pessoas estão sob a sua condução, e por este motivo é preciso primeiro estar bem descansado e planejar muito bem a viagem, para evitar imprevistos. “Nada de sair da folia e pegar direto a estrada. O condutor deve dormir e estar bem descansado, com toda a sua capacidade física e psíquica preparada para o ato de dirigir”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata.
Escolher o dia e a hora de menor movimento faz parte da programação de viagem. Para quem não precisa voltar a trabalhar, o ideal seria esperar passar esse alto fluxo nas estradas e voltar depois das 12h da quarta-feira de cinzas.
Para viajar alguns cuidados básicos são indispensáveis à segurança no trânsito.
Bagagens
Levar muitas malas significa maiores consumo de combustível e distância necessária para frenagem. Coloque tudo no porta-malas, deixando os volumes mais pesados embaixo. Não deixe objetos soltos no carro, pois eles podem “voar” em manobras bruscas e, consequentemente, ferir os ocupantes.
Chuva
Com a pista molhada, a atenção deve ser redobrada. Evite freadas bruscas e procure dirigir a uma velocidade menor. Cuidado com as poças na estrada e, em casos de chuvas torrenciais, o ideal é encostar no primeiro posto de gasolina e esperar diminuir.
Crianças
É obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos infantis para crianças menores de sete anos e meio. Use o equipamento ideal para cada faixa etária. E menores de 12 anos somente no banco traseiro. Esses cuidados são indispensáveis à segurança dos pequenos. Outra recomendação: todos os passageiros do veículo devem estar de cinto de segurança, inclusive os do banco de trás.
Documentação
Confira se você está com toda documentação em dia e se não se esqueceu de pegar o RG, a carteira de motorista e o documento do veículo. Qualquer problema no trajeto pode ser imprescindível apresentá-los.
Neblina
Em caso de cerração, diminua a velocidade e acenda os faróis baixos e os de neblina (nunca utilize o farol alto, que diminui ainda mais a visibilidade). Procure uma referência no asfalto, como as faixas pintadas no chão, para se manter na trajetória ideal. Se for preciso parar, procure um local seguro como um posto de combustível ou um posto de assistência da concessionária ou PRF. Não pare no acostamento.
Pneus
Verifique o estado de todos os pneus, inclusive o reserva. Faça a calibragem de acordo com a pressão recomendada no manual do proprietário. É recomendável também checar o triângulo, o macaco e as chaves de roda — você pode precisar deles no trajeto.
Refeições
Procure fazer refeições leves antes de pegar a estrada. Comer demais ou ingerir comidas pesadas pode causar sonolência ou mal-estar durante a viagem. E, claro, nunca ingira bebidas alcoólicas.
Sono ou ressaca
Nunca pegue a estrada com sono. A ressaca também pode atrapalhar a concentração, os reflexos e a atenção no trânsito. Caso a sonolência chegue durante a viagem, pare em um posto de combustível e tire uma soneca — não é o ideal, mas ajuda. Uma “piscada” mais demorada ao volante pode causar um grave acidente.
Prudência
A maioria dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas. Respeite a sinalização e as leis de trânsito, respeitando os limites de velocidade da via e mantendo distância segura em relação ao veículo da frente.