Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Saiba como calcular o IPVA 2012


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/12/2011 às 02h00 Atualizado 10/11/2022 às 18h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Depois das comemorações de final de ano, o cidadão tem uma preocupação: quitar as despesas e impostos que serão cobrados no início de 2012. Um velho conhecido já assusta o bolso do consumidor logo em janeiro, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor).

Os dados usados para calcular o IPVA consideram o valor venal dos veículos, de acordo com a tabela divulgada pela FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, todos os anos. Este valor venal é reduzido, resultando em um valor de imposto mais baixo. Em 2012, a redução em vigor será a mais baixa dos últimos anos, apenas 3,75% em média. Os carros, com queda de 3,3 e motocicletas 5,5%.

Quanto eu pago?

Para saber qual será o valor do seu IPVA é muito simples. Multiplique o valor do veículo com a alíquota, que é de 4%. Essa porcentagem vale para veículos à gasolina e modelos flex, o mesmo vale para pickups ou veículos com cabine dupla. Já para modelos a álcool, elétricos ou a gás, a alíquota é de 3%. Para donos de utilitários, ônibus, micro-ônibus e motos, a alíquota é de 2%. Para caminhões, 1,5%.

À vista ou a prazo?

Segundo o economista Leonel Capetti, a melhor forma de pagar vai de acordo com os rendimentos e a situação econômica do contribuinte. Se puder contar o décimo terceiro e estiver sem dívidas atrasadas, o cidadão deve considerar o pagamento à vista do imposto cobrado.

Porém, se o cidadão tiver contas em atraso, com financeiras ou cartões de créditos, vale mais a pena usar o dinheiro extra para quitar os débitos. “Assim, é melhor dividir o décimo terceiro para pagamento das dívidas e usar uma parte para pagar a primeira parcela do IPVA e parcelar o restante do imposto”, completa Leonel.

Fonte: Globo.com

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *