Trending News

Notícias

Notícias

Tecnologia ajuda a reduzir mortes no trânsito 

Tecnologia ajuda a reduzir mortes no trânsito

Tecnologia e segurançaA melhora na estrutura e tecnologia em segurança de veículos tem trazido resultados positivos nas estatísticas viárias

As chances de que um motorista morra em um acidente em um modelo novo de carro ou caminhão caiu mais de um terço em três anos, nos EUA, de acordo com um estudo realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety.

A análise constatou que houve uma média de 28 mortes por milhão de motorista de veículos conduzindo veículos de ano-modelo 2012, em comparação com 48 mortes para modelos de 2008-2009.

Quando o instituto observou a questão, há oito anos, não havia modelos em que a taxa de mortalidade fosse zero. David Zuby, vice-presidente do Instituto, considerou uma “grande melhora”. “Sabemos, através dos testes de colisão, que o desempenho qualitativo dos veículos vem avançando. As médias recentes fornecem mais uma confirmação de que os resultados nas ruas também melhoraram.”

Entre as melhorias que têm contribuído para a diminuição do número de mortes é a adoção de controle eletrônico de estabilidade, o que reduziu drasticamente o risco de acidentes de capotagem.  Os carros que sem enquadram na categoria SUVs têm um dos índices mais altos de propensão para capotagem.

Segundo Russ Rader, porta-voz do Instituto, os airbags laterais e mudanças estruturais nos veículos também estão ajudando. “As montadoras estão projetando automóveis com compartimentos mais fortes que sustentam melhor impactos frontais, laterais e capotamento, permitindo que os cintos de segurança e airbags funcionem bem”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *