Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Tuper lista sete hábitos para ajudar na economia de combustível


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/12/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Economia de combustívelPequenas atitudes podem amenizar os gastos na hora de abastecer o veículo e fazer a diferença nas finanças

 Assessoria de Imprensa

O preço da gasolina vem sofrendo aumentos constantes, causando apreensão nos motoristas. Em tempos de crise, o melhor caminho é controlar os gastos e economizar inclusive nas despesas com os automóveis. Se o preço do combustível não diminui, alguns hábitos dos motoristas podem fazer a diferença no consumo final. São práticas de condução e manutenção capazes de reduzir em até 35% o gasto com combustível, segundo especialistas.

Pensando nisso, a Tuper reuniu sete dicas que podem ajudar no orçamento.

1. Calibre os pneus

Pneus murchos ou com a calibração errada aumentam o atrito da roda com o solo. Desta forma, o esforço necessário para colocar o carro em movimento é maior que o normal, aumentando, consequentemente, o gasto com o combustível. O ideal é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias, seguindo as orientações de pressão estabelecidas no manual. Os pneus podem ser responsáveis por 20% do consumo.

2. Troque a marcha de forma correta

A troca da marcha deve ser feita no tempo correto, levando em conta o torque do carro. A informação está disponível no manual e é importante ressaltar que as esticadas na troca da marcha são grandes vilãs no consumo do combustível. É aconselhável, de modo geral, fazer a troca da marcha a cada 2.500 giros e acelerar de forma suave, visto que a aceleração também pode reduzir ou aumentar o consumo.

3. Faça manutenção das velas e do filtro

As velas são responsáveis por gerar energia na câmera de combustão. Quando elas estão ruins e a queima fica irregular, afetam na quantidade de combustível injetada. Por isso, devem ser trocadas após a quilometragem recomendada pela montadora. Quando estragarem, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações.

Os filtros também são importantes na combustão, pois eles são os responsáveis pelo ar utilizado nesse processo. Quando estão sujos ou entupidos, diminuem a quantidade de ar de modo que a mistura de ar e combustível fica irregular. Assim, é preciso ficar atento ao tempo de troca recomendado pela montadora, informação disponível no manual do veículo.

4. Reduza o peso do veículo

Um carro mais pesado exige mais força do motor e, assim, maior aceleração. Como resultado, haverá o aumento do gasto de combustível. Confira o peso máximo recomendado pela montadora e evite carregar material desnecessário, como suporte para bicicletas e bagageiro removíveis. Segundo especialistas, 40 quilos de excesso de peso podem aumentar em até 2% o consumo.

5. Deixe o carro o mais aerodinâmico possível

A aerodinâmica do carro é o que permite que ele rompa o “muro de ar” e consiga movimentar-se. Por isso, quanto mais aerodinâmico ele for, menor será a resistência do ar e as dificuldades para aceleração, e o consumo de combustível será reduzido. Seguindo essa lógica, é recomendado manter as janelas e o teto solar fechados e as rodas alinhadas.

6. Cuidado na hora de abastecer

Abastecer em postos duvidosos pode resultar em complicações para os motoristas. Por mais que o preço seja tentador, procure postos de confiança que tenham o selo da ANP. Combustíveis “batizados” são altamente prejudiciais para o carro, pois o querosene misturado à gasolina ou a água ao etanol afetam a leitura do sistema de injeção eletrônica, interferindo na média de combustível.

Procure lugares onde você converse com os frentistas e conheça o gerente. Outra dica é observar onde os taxistas e frotistas abastecem regularmente. Esses postos são geralmente mais baratos e de confiança.

7. Desligue o motor do carro

Dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado, um carro pode consumir até dois litros de gasolina quando estão funcionando parados. Desta forma, é recomendado que desligue o motor caso o veículo precise ficar mais de 20 segundos parados, seja em um congestionamento ou esperando alguém embarcar, dependendo da segurança.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *