Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Veja alguns cuidados para viajar tranquilo no melhor da idade


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/01/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cuidados com idososViajar é sempre bom, seja de ônibus, avião, carro ou moto. Contudo, em caso de idosos, são necessários alguns cuidados na hora de contar com a experiência de um acompanhante ou cuidador durante o percurso. Segundo Kátia Pereira Dias, da Sociedade Brasileira de Geriatria, o acompanhante do idoso deve estar por dentro do estado de saúde do ente. Ela revela, ainda, que é necessário fazer uma visita ao médico, independente da distância, para que ele avalie o procedimento durante a viagem com o idoso.

“Para viajar tranquilo, primeiramente, é preciso ir ao médico que assiste o idoso e feito um check-up. Somente a partir daí o médico deverá liberá-lo para viajar. Independente da distância da viagem, sempre procure o médico e siga as orientações dele”, explica a especialista.

Outra dica diz respeito ao destino. Katia lembra que, mesmo tendo um histórico saudável, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas em caso de imprevistos.

“Para evitar estresse durante a viagem, procure observar se o local de destino possui hospital, posto de saúde, a localização exata e se aceita ou não plano de saúde, caso precise”, orienta, lembrando algumas dicas para o idoso que viaja sozinho e por conta própria.

“Se o idoso estiver viajando por conta de uma agência e viagens, inclua no pacote o seguro saúde da agência e verifique – antes – o que ele lhe dá direito durante a viagem’.

Além deste alerta, a professora lembra itens básicos, seja para idosos ou mesmo para pessoas que tomam medicamento regularmente.

“Não esqueça de levar seus remédios e verificar se a quantidade de remédios é suficiente para os dias que você estará fora de casa”, lembra a especialista.

Apesar de atentar para os cuidados antes de pegar a estrada e também no destino, a pessoa idosa precisa tomar alguns cuidados durante os traslados, principalmente nas paradas.

“Procure se alongar e mexer as pernas, para melhorar a circulação. Se possível, use meias elásticas (de compressão, de acordo com a orientação de seu médico). Evite locais com muito tumulto, hidrate-se com bastante água e se alimente com comidas leves”, adverte.

Com esses cuidados, certamente você terá uma boa viagem, e não esqueça de levar a sua máquina fotográfica para registrar todos os momentos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *