Notícias

Notícias

Uma a cada cinco vítimas de motos consumiu álcool 

Uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas traz um grande alerta para os motoristas de moto. De cada cinco vítimas de acidentes com motocicletas na Capital, uma consumiu álcool ou drogas antes de dirigir. O levantamento é o mais completo sobre esse tipo de ocorrência já realizada na Cidade de São Paulo.

Durante três meses, em dias alternados, foram coletados dados de 326 vítimas em unidades hospitalares da zona oeste da cidade e nos locais dos acidentes. Entre as informações levantadas na pesquisa, 44% das vítimas tiveram lesões graves, 21% haviam consumido álcool ou drogas e 23% não tinham habilitação para dirigir motos.

A gravidade dos ferimentos foi maior nas vítimas sem habilitação: 67% delas tiveram lesões consideradas graves, enquanto entre as vítimas com habilitação esse índice foi de 43%. Já sobre o uso de equipamentos de segurança ao dirigir, apesar de 90% das vítimas usarem capacetes, apenas 22,7% usavam botas e só 18,1%, jaquetas. Do total de vítimas avaliadas, 55% já tinham sofrido acidentes anteriores e 18% foram internadas anteriormente em razão de acidentes.

O projeto contou com a participação de diversos departamentos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e de órgãos públicos e privados como Companhia de Engenharia de Tráfego, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado, com o apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']