Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Você sabe quais os 5 tipos de motorista mais comuns?


Por Accio Comunicação Publicado 03/01/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pesquisa no Brasil revelou os 5 perfis de motoristas que são mais encontrados no trânsito. Confira qual o seu

qual tipo de motorista você é?
Confira nesta reportagem qual o tipo mais comum de motorista no Brasil

A psicóloga e pesquisadora Neuza Corassa realizou uma ampla pesquisa em 10 anos para mapear os 5 tipos de motoristas mais comuns no trânsito brasileiro. Você sabe quais são? Com qual se identifica? Confira abaixo e faça uma autorreflexão:

1. Donos do mundo: formado por aquelas pessoas cujo foco é em ter razão, sempre. Quando fazem uma conversão incorreta, caso alguém as aborde sobre a imprudência, defenderão que tinham uma visão boa, que estava tudo certo. Consideram que se há algum erro, este é sempre de outro motorista.

2. Comportamento mascarado: grupo formado por motoristas que também cometem infrações, mas depois reconhecem e pedem desculpas. Ele(a) pode ser muitas vezes calmo(a) em casa e no ambiente de trabalho, mas no trânsito se transforma, se envolve em brigas e utiliza um pouco de poder no trânsito.

3. Os cautelosos: este é o tipo de motorista ideal. Ele(a) respeitas as sinalizações e dirige entendendo o trânsito como um espaço coletivo.

4. Fóbicos ou ansiosos: são pessoas que muitas vezes até dirigem bem, mas por vezes deixam o carro em casa, por medo de não fazer perfeito.

5. Os perigosos por natureza: aquelas pessoas estudadas na psiquiatria, que sofrem transtornos de personalidade e psicológicos. Apresentam risco de desenvolver um surto ao volante e assim causar sérios acidentes.

Pesquisa ainda identifica um sexto perfil

A pesquisa foi realizada de 1996 a 2006 e resultou no livro Seu Carro, Sua Casa sobre Rodas. A obra também incluí a experiência de Neuza como atuante no Centro de Psicologia Especializado em Medos, em Curitiba.

Ela revelou ainda que à época estavam estudando um sexto perfil, para abranger pessoas mais alienadas, que não percebem as próprias atitudes e o que isso gera no contexto coletivo do trânsito.

E aí já identificou qual o seu perfil? Confira a seguir o perfil de motorista predominante no Brasil.

Qual o tipo de motorista mais comum no Brasil?

Felizmente, de acordo com Neuza, ainda predomina no trânsito o perfil cauteloso, ou seja, aquele que respeita os outros integrantes do trânsito. “Só que quem não dirige de maneira adequada, que provoca o estrago grande”, explica a psicóloga. Por isso a importância de trabalhar a conscientização e mudança de comportamento.

Por fim, Neuza explica que é comum as pessoas usarem o momento em trânsito também para algumas atividades de lazer, como ouvir música, o que não é errado. “As pessoas estão muito massificadas. Não estão tendo tempo mais de ouvir uma música boa em casa, está todo mundo numa pressão danada. Então ouvir música não é errado, é a maneira que a pessoa faz que está errada” alerta. Ela exemplifica com o caso clássico das pessoas que ouvem som no volume mais alto e com os vidros abertos que torna a ação imprudente e rude no trânsito.

Neuza contou sobre a pesquisa no programa Com a Palavra, exibido pela Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE) e que contou com a participação de outros 3 especialistas em trânsito. Confira no vídeo a seguir a entrevista na íntegra:

* Entrevista veiculada em 2009. Os cargos contidos nessa matéria podem ter sido atualizados após este período

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *