Notícias

Espaço do aluno

Detrans suspendem exames teóricos e práticos pelo Brasil 

Detrans suspendem exames teóricos e práticos pelo Brasil
Foto: Paulo Maciel-Detran/PE.

A piora nos índices relacionados à Covid-19 está levando a suspensão de atendimentos e de serviços relacionados a obtenção da CNH. 

*Atualizado em 18/03 às 10h55

Detran Pernambuco
Foto: Paulo Maciel-Detran/PE.

A piora nos índices relacionados à Covid-19 têm afetado diretamente os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) em todo Brasil. As medidas mais restritivas dos governos estaduais, que têm por finalidade combater o novo coronavírus para evitar o colapso do sistema de saúde, está levando a suspensão de atendimentos e de serviços relacionados a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Minas Gerais

Nesta quarta-feira (17), o Detran/MG informou que os exames de legislação e prática de direção veicular estão suspensos em todo o Estado, em razão das diretrizes da onda roxa do programa Minas Consciente.

Segundo o órgão, a medida adotada visa contribuir com a redução da circulação de veículos e pessoas nas vias públicas. “As taxas pagas serão utilizadas quando o serviço for restabelecido”, explicou o Detran/MG.

No Rio Grande do Sul, novas providências também foram tomadas desde ontem (16).

Com o Estado em bandeira preta, o Detran/RS teve que suspender as provas teóricas e reduzir o número de vagas para exames práticos em 50%. A Autarquia recomenda, nesse cenário de alerta máximo, que os candidatos adiem a procura pelo serviço se não for absolutamente necessário.

“O prazo para conclusão do processo habilitação está interrompido, portanto, não há prejuízo para o candidato que adiar a realização do exame. Estamos em um momento excepcional, com novas cepas do vírus, alto risco de contágio e colapso do sistema de saúde. Precisamos manter esse serviço essencial, mas reforçando as medidas de segurança para proteger a saúde de servidores, instrutores e candidatos”, alerta o chefe da Divisão de Exames do Detran/RS Gelson Benatti.

Pernambuco

O Detran/PE anunciou hoje (17) que em cumprimento ao Decreto Estadual que estabelece medidas restritivas devido à Covid-19, o órgão suspendeu todo atendimento presencial em sua sede, na Unidade de Controle de Táxis e Coletivos – Duat, lojas dos shoppings, Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans e expressos Cidadão.

Paraíba

Na Paraíba, o Detran determinou a redução em 50% dos agendamentos para os serviços relativos à habilitação de condutores (CNH).

Espírito Santo

Até o dia 31 de março, a sede do órgão, as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) de todo o Estado terão atendimento presencial suspenso no período. Será mantido apenas o atendimento para coleta biométrica já agendada.

Ficarão suspensos no período os serviços presenciais de entrega de CNH, de transferência internacional para estrangeiro e emissão de certidão de prontuário para outros países.

As provas teóricas dos processos de Habilitação também estão suspensas no período. O candidato com prova teórica de Primeira Habilitação, Atualização ou Reciclagem agendada deverá remarcá-la sem ônus para o mês de abril no site do Detran|ES na área de Habilitação.

As provas práticas dos processos de habilitação também estão suspensas no período. Todos os candidatos agendados para exames práticos ou com processos que têm vencimento no período serão prorrogados automaticamente para uma nova oportunidade de agendamento.

A nova data será agendada sem ônus, não havendo necessidade de protocolar uma nova solicitação.

As aulas presenciais teóricas dos processos de Habilitação e dos cursos especializados para formação de profissionais de trânsito e de reciclagem, bem como as aulas práticas de direção veicular também estão suspensas temporariamente. As aulas teóricas remotas dos processos de habilitação e cursos de Reciclagem no formato EaD podem continuar sendo oferecidas pelos credenciados que trabalham com essa tecnologia.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) deverão ficar fechados para atendimento presencial, sendo permitida apenas a abertura de processos de habilitação por meio de atendimento remoto.

São Paulo

Desde o dia 6 de março as unidades do Detran/SP estão fechadas para atendimento presencial. De acordo com o órgão, a medida é necessária devido à reclassificação de todo o Estado para a fase 1 – vermelha do Plano São Paulo. Esta é a mais restritiva do plano de flexibilização.

Paraná

Em nota divulgada no início desta semana, o Detran/PR informou que continua funcionando normalmente. Adotando medidas como agendamentos reduzidos, tomando todos os cuidados necessários.

O órgão reforçou a orientação aos agentes externos que estes devem seguir as determinações dos seus municípios.

Os usuários que tem exames práticos agendados em municípios onde as autoescolas não podem funcionar, não serão lesados e não serão cobrados pela remarcação do exame.

Goiás

Na semana passada, o Detran/GO suspendeu temporariamente as bancas examinadoras de direção veicular em todo o Estado. A medida, segundo o órgão, busca resguardar a saúde dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, instrutores e colaboradores e deve ficar em vigor até 31 março, podendo ser prorrogada de acordo com o cenário epidemiológico de cada município. Os candidatos que estão com provas práticas agendadas para o período em que haverá suspensão do serviço, poderão remarcá-las sem ônus.

Leia mais:

Covid-19: Contran estuda nova interrupção de prazos para renovação de CNH e registro de novos veículos 

Piora nos índices da Covid-19 impacta diretamente os CFCs em todo Brasil 


Artigos Recomendados Para Você

29 Comentários

  1. ELIAS S RIBEIRO

    CNH custar 2mil rrais é um crime !! E máfia tem q acabar

  2. João de Souza Nunes

    Eu estou aguardando para fazer a prova da teórica, mas tenho que morar em outro estado, atualmente eu moro em Macapá AP, como faço para fazer transferência pra outro estado?

    1. Mariana Czerwonka

      João

      Você terá que entrar em contato com o Detran do estado onde vai morar e pedir a transferência do processo.

      Equipe Portal

  3. Antônio Marcos Santos da Rocha

    Procurei o órgão responsável por transferência de multa não consegui resolver o meu problema até que passou o prazo de validade

  4. Eva Soares

    Gostaria de saber se ainda posso tirar minha habilitação? Tive início em agosto de 2019, fui reprovada duas e devido a covid e problemas financeiros não pude fazer mais. Fui no Detran de Itupeva são Paulo e eles falaram que não existe o prazo de indeterminado, o prazo é 18 meses. Tenho medo de não poder fazer a reprova novamente, preciso tanto.

    1. Mariana Czerwonka

      Eva

      O prazo indeterminado existe sim e está na Res.789/20 do Contran.

      Equipe Portal

  5. Euzebio Pereira da Silvia Neto

    Eu nunca dirigir o dito carro como poco pagar pelas multa e ter minha carteira recolhida no detran. RJ

  6. FÁBIO COSTA DONATO

    Bom dia minha CNH vai vencer no dia 19 de março como é que eu posso fazer para continuar dirigindo com ela vencida.

    1. Mariana Czerwonka

      Fábio

      Você tem até 30 dias para renovar após o vencimento, isso se o Contran não ampliar o prazo.

      Equipe Portal

  7. jose de souza da Silva

    Quero renovar minha abilitação letra E e colocar o meu mopp na carteira e preciso saber qual os exames preciso fazer e quanto fica pra pagar

  8. Clidenor Borges

    BOM DIA
    FAVOR NOS INFORMAR SOBRE AS NORMAS A SEREM CUMPRIDAS NO ESTADO DO PIAUI. DETRAN – PIAUI

    1. Mariana Czerwonka

      Clidenor

      O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) suspendeu em todo o Piauí, por 14 dias, desde segunda-feira (15), a realização de exames práticos para os candidatos que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

      Equipe Portal

  9. Marcio

    Não adianta fechar os Detran tem que fechar as alto escolas

  10. Heyder Ricardo

    Só espero que estas paralisações não venha nos trazer transtorno no prazo e validade para tirar a primeira CNH, a minha está em andamento Tô quase terminando Falta só marcar o exame prático no Detran mas com estas paralisações tá meio difícil, Espero que não passe do tempo determinado

    1. Mariana Czerwonka

      Heyder

      O prazo para concluir o processo de habilitação está suspenso por tempo indeterminado.

      Equipe Portal

  11. Evando Santiago da Silva

    Concordo com a suspensão se os salários dos servidores for reduzido em 75 % igual ao meu, pois estou aguardando a realização do exame para pleitear um emprego.

  12. Juliana Aparecida Machado Ferreira

    Minha pauta vencerá em junho como fica minha situação sou de Minas Gerais

    1. Mariana Czerwonka

      Juliana

      O prazo para conclusão do processo de habilitação está suspenso por tempo indeterminado. Ele não vencerá em junho.

      Equipe Portal

  13. Fabio Fernandes Fernandes Alves

    Comprei uma moto zero km ,porém não consigo fazer o documento, posso andar com ela sem placa dentro do prazo de 30 dias?

    1. Mariana Czerwonka

      Fabio

      Não pode. Os prazos não foram ampliados como ocorreu o ano passado. O Contran está estudando essa possibilidade, mas ainda não há informação oficial.

      Equipe Portal

  14. Adriano Santana

    Os DETRANs devem implantar de vez a prova teórica on-line. Ficar adiando o retorno por causa da pandêmia torna a situação dos CFCs insustentável pois virá a falência na certa das empresas. Se o curso ON-LINE está liberado, então porquê não liberar a prova on-line?

  15. Márcio da Silva Raimundo

    eu moro RN vai parar a renovação da habitação

  16. Leonice Genain

    Concordo em o instrutor acompanhar o aluno no carro quando for fazer ao exame final, eu acho que deixaria eles mais seguro …Pois é o nervosismo que atrapalha …poi 20 aula pra maioria é o suficiente..
    Sou instrutora a 15 anos .

  17. Elvis

    Suspende TDS os serviços,mas os radares continuam funciona,pq acabou de chegar uma multa que tomei esses dias
    Bando de fdp

  18. Fabio Augusto Chagas

    Oi boa tarde passei na prova platica..dia 8 de fevereiro..ate agora nao.consegui pegar minha cnh provisoria por conta do detran não esta funcionando.tem alguma soluçao..

    1. Mariana Czerwonka

      Fabio

      De qual estado você fala?

      Equipe Portal

  19. Marco

    Já não gostam de trabalhar….Agora então!!!

    Esse país está um verdadeiro paraíso para o funcionalismo público!!!!

  20. Rodízio em São Paulo: novas regras a partir do dia 22 - Portal do Trânsito

    […] Detrans suspendem exames teóricos e práticos pelo Brasil  […]

  21. Antonio Felix

    Minha CNH cat. [B] venceu dia 03/03/2021, estou aproveitando a renovaçao para adicionar a cat. [A], estava fazendo aula pratica na auto escola , porem foi interrompida porque entrou a fase vermelha em sp , com a interrupçao vai ultrapassar os 30 dias permitidos para dirigir apos o vencimento, nao será justo eu ser parado pela policia e sofrer penalidade.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']