Trending News

Notícias

Espaço do aluno

A importância de estudar Normas de Circulação e Conduta no curso teórico de Primeira Habilitação 

A importância de estudar Normas de Circulação e Conduta no curso teórico de Primeira Habilitação
Normas de circulação
Foto: Arquivo Tecnodata.

Normas de Circulação e Conduta é um conteúdo obrigatório no curso de formação de condutores. Mais do que isso, essas normas-que estão no Capítulo III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)- definem o comportamento correto dos usuários das vias terrestres, principalmente dos condutores de veículos.

Apesar de serem procedimentos básicos, o desconhecimento e o descumprimento das regras estabelecidas são responsáveis por grande parte das infrações e acidentes.  Por esse motivo, esse é um assunto que o candidato à Primeira Habilitação deve dar muita atenção durante o processo, não só na etapa prática, mas também na teórica.

Muitas das Normas de Conduta se parecem com técnicas de Direção Defensiva. Isso ocorre porque ambas foram criadas tendo como objetivo a segurança no trânsito. Há, porém, uma grande diferença: ao desrespeitar uma norma de circulação e conduta, o condutor estará cometendo uma infração ou até mesmo um crime de trânsito, sujeitando-se a multas, medidas administrativas e outras penalidades.

Uma das regras fundamentais, que está no CTB, é que os usuários das vias terrestres devem evitar qualquer ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito em geral.

O futuro motorista deve ter em mente que os cuidados com a segurança começam antes mesmo de ligar o veículo.  Por esse motivo, preparamos um checklist para que o candidato à CNH ou um cidadão recém-habilitado realize mentalmente essa conferência, antes de começar a dirigir.

Porte e validade dos documentos do condutor e do veículo

-Carteira Nacional de Habilitação (CNH) original (ou digital), compatível com a categoria do veículo e dentro do período de validade.*Ou Licença para Aprendizagem de Direção Veicular no caso do candidato que está realizando as aulas práticas. (Lembrando que o candidato deve estar com o instrutor e no veículo da autoescola).

– Licenciamento do veículo, dentro do período de validade.

Estado e condições do veículo

– Veículo em bom estado de funcionamento e conservação.

– Combustível em quantidade suficiente.

– Presença dos itens obrigatórios, em boas condições.

Condições do condutor e dos passageiros

– Estar emocionalmente equilibrado, bem disposto e sóbrio.

– Estar convenientemente calçado, não é permitido dirigir usando calçados que não se firmem aos pés ou que comprometam a utilização dos pedais.

– Estar com o número de passageiros e o volume de carga compatível com a capacidade do veículo e com a CNH.

– Passageiros menores de 10 anos devem ocupar o banco traseiro, usando individualmente cinto de segurança e equipamento de retenção adequado à sua idade, peso e altura.

– Em motocicletas é proibido transportar crianças menores de 7 anos ou sem condições de se cuidar.

– Condutor e passageiros usando cinto de segurança (automóveis).

– Não haver qualquer parte do corpo do condutor ou de passageiro para fora do veículo (automóveis).

– Não jogar nem abandonar qualquer objeto sobre as vias.

Realizada essa primeira verificação é possível começar a dirigir, lembrando sempre de respeitar as demais normas apresentadas durante o curso teórico. Aproveite e seja um condutor consciente de seu papel no trânsito!

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *