Notícias

Espaço do aluno

Prova prática do Detran: como combater o nervosismo 

Prova prática do Detran: como combater o nervosismo
Foto: Depositphotos

O Portal do Trânsito separou algumas dicas para diminuir o nervosismo na hora da prova prática do Detran. Leia!

Prova prática do Detran
Foto: Depositphotos

Apesar do interesse dos jovens pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ter caído nos últimos anos, muitos ainda sonham com o momento de tirar a primeira habilitação. Para alguns, porém, questões emocionais podem atrapalhar esse processo de obtenção do documento. E não é só a aprendizagem que pode ser afetada pelo nervosismo, o exame de prática de direção veicular talvez ainda seja a etapa que mais pode afligir o futuro condutor.

O trabalho de preparar esse candidato para enfrentar os desafios que podem aparecer durante o processo de obtenção da CNH começa no Centro de Formação de Condutores (CFC). E, nesse caso, o instrutor de trânsito tem um papel fundamental para que o aluno consiga atingir os seus objetivos.

A dificuldade de lidar com as pressões da vida, aliadas a outros fatores, como, por exemplo, a personalidade e a própria educação do indivíduo, podem levar o candidato a enfrentar problemas durante o processo de habilitação.

“Parece assustador, mas o comportamento humano interfere diretamente em todas as atividades que executamos. Tudo pode atrapalhar, inclusive críticas de pessoas próximas”, explica Gisele Almeida, que é instrutora de trânsito e atua em São Paulo.

A instrutora, que por se deparar continuamente com essas situações buscou capacitações para conseguir auxiliar seus alunos, trabalha o assunto em sala de aula, mesmo o conteúdo não sendo obrigatório. “Elaborei um plano de aula de psicologia do trânsito e aplico a matéria junto com direção defensiva. O resultado é surpreendente. Após ministrar essa aula para primeira habilitação percebi que existem vários aspectos que interferem diretamente no comportamento e isso limita alguns sentidos, como o bloqueio na aprendizagem”, diz Gisele.

Dicas para o exame prático

Na Live Portal Convida do dia 09 de julho, Larson Orlando, que é coordenador de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) falou sobre o nervosismo que acontece durante o exame prático de primeira habilitação.  “As pessoas não conseguem lidar com impulsos, com situações de prova. Em outras palavras, muitas vezes a gente percebe pessoas que sabem, mas na hora do exame não conseguem demonstrar o conhecimento. Ou seja, parece um bloqueio”, pontua.

Para auxiliar essas pessoas com dificuldades o coordenador deu algumas dicas para diminuir o nervosismo na hora da prova prática do Detran.

Sem familiares

Em primeiro lugar, por mais que seja um momento que marca a vida de muitas pessoas, a dica é não levar familiares no dia da prova prática.

“Quando o aluno traz pai, mãe, namorada ou amigo, para presenciar essa avaliação, queira ou não, ele vai se sentir cobrado duas vezes. O exame prático, por si só, já traz certa pressão, pois o candidato terá que demonstrar todos os conhecimentos práticos e teóricos em pouco tempo. Se os familiares estiverem no local, essa pressão aumenta consideravelmente. Do mesmo modo, temos notado que a maioria das pessoas que trazem conhecidos acaba se desconcentrando da prova para tentar agradar quem veio assistir”, conta Larson.

Contato no portão da banca examinadora

Segundo o coordenador do Detran/PR, muitos candidatos ficam no local da banca examinadora para saber de outros alunos o que aconteceu na prova, qual o trajeto realizado e outras informações. Para Larson, isso pode aumentar a ansiedade. “Por exemplo, se o candidato abordado reprovou, ele vai passar elementos, muitas vezes errados, do conceito do teste. Nesse sentido, é preciso deixar claro que cada exame é um exame. Seja como for, o examinador vai tentar entender a condição daquele candidato e aplicará a prova tendo ele como referência”, garante.

Saber o trajeto antecipadamente

Outra dica é não querer saber o trajeto antecipadamente. “Isso é um equívoco muito grande. Familiarizar-se com o bairro é uma coisa, trazer o aluno para treinar próximo ao Detran, isso é correto. Agora, seguir o examinador para fazer o candidato decorar o trajeto, é um erro lamentável”, diz.

Larson destaca, ainda, como isso pode ser prejudicial.

“O candidato fica com aquele trajeto na cabeça e se o examinador não faz o mesmo caminho, pronto: já desestabiliza o aluno. A pessoa fica nervosa, acha que é uma pegadinha do examinador, enfim, não é positivo”, argumenta.

Horário da prova

Para finalizar, uma dica sobre o horário de realizar a prova. De acordo com o coordenador, o período compreendido das 08h até 10h tem um alto índice de aprovação. “Acreditamos que isso acontece porque a pessoa não teve outra atividade antes que lhe causou algum estresse ou uma ansiedade”, explica Larson.

Isso não quer dizer que todos devem marcar a prova no período da manhã, mas o candidato deve evitar passar por contratempos antes do exame. “Perder um ônibus, discutir com alguém, ou outras situações podem influenciar negativamente o resultado da prova”, aconselha.

A dica é programar o dia para dificultar o aparecimento de situações que podem desestabilizar o candidato.

“Evitar marcar compromissos anteriores, a prova prática do Detran como ida ao banco ou às compras. Em outras palavras, use o dia para se concentrar no exame”, finaliza.

Dica do especialista

Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, ressalta uma dica preciosa para quem vai passar pela prova prática do Detran. Para ele, a única regra que serve para todos é: respeite o medo, saiba ouvi-lo, mas aprenda a lidar com ele.

Ouça a opinião completa do especialista.

 

Artigos Recomendados Para Você

3 Comentários

  1. RODRIGO NERY

    Meu nome é Rodrigo Nery, sou Instrutor de Trânsito, graduado em Gestão de Marketing pela UNIP/AM, Especialista em Gestão e direito de trânsito Líder/AM, especialista em docência universitária UNIP/AM e mestrando em educação ACU/EUA. Nunca pensei em trabalhar nesse neste ramo (trânsito), mas observei que a cada dia tem um grande avanço na população de cidadãos que usufruem das vias de trânsito. Ao perceber que as formações dos novos condutores me especializei para pesquisar aspectos que levam os condutores a se portarem de forma segura e cada vez mais percebo que a educação em todos os aspectos são fundamentais para que se tenha uma convivência harmoniosa no trânsito.

  2. MARCOS ROBERTO DOS SANTOS

    O problema não só este mais a falta de comprometimento de muitos examinadores ,de está fazendo por interesse de ganhar um extra,,,

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']