16 de dezembro de 2025

BRT Sorocaba apresenta campanha de incentivo ao comportamento mais solidário entre passageiros

Para uma mobilidade mais humana, a gentileza e a cordialidade também embarcam no BRT. Atitudes pensadas no respeito coletivo e ajuda aos mais vulneráveis são foco para a campanha.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 06/07/2025 às 18h00
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O ir e vir nos ônibus é se deslocar, mas também, é conviver com a realidade de muitos cidadãos. Foto: Divulgação

Por uma mobilidade mais humana e consciente, o BRT Sorocaba apresenta a Campanha Gentileza , uma iniciativa para despertar as virtudes de respeito e cordialidade entre os passageiros que utilizam o sistema BRT. O movimento tem como intuito principal relembrar a todos a importância de ter um comportamento mais solidário de civilidade e amabilidade durante as viagens.

A campanha está disponível no circuito digital das TVs internas dos terminais, estações e ônibus do BRT, destacando mensagens diárias de práticas de acolhimento pensando na coletividade.

Convivência

Realizar horários de ônibus é a realidade da maioria das pessoas nos grandes centros urbanos e, em Sorocaba, isso não é diferente. O ir e vir nos ônibus é se deslocar, mas também, é conviver com a realidade de muitos cidadãos. Não é possível saber em detalhes quem é, o que faz, o que sente, quais suas necessidades e desejos, porém durante uma viagem todos têm o mesmo objetivo: chegar ao seu destino.

Nesse contexto, existem o embarque de passageiros preferenciais que, devido às suas condições ou por alguma limitação, possuem assentos específicos. Essas pessoas apresentam uma deficiência ou mobilidade reduzida, sendo crianças de colo, podendo ser gestantes, obesas, autistas ou idosos acima de 60 anos.

Esses assentos são direcionados a elas porque existe uma necessidade e precisa ser respeitado, contudo muita gente acaba utilizando e não cedendo o lugar quando há uma demanda. Na ausência de pessoas nestas condições, o uso do assento é livre.

Conforme Renato Andere, presidente do BRT Sorocaba, despertar mais educação e amabilidade é uma atitude que ajudará a transformar a sociedade para melhor. Para conviver harmonicamente em ambiente coletivo é fundamental pensar e agir no mesmo sentido. 

“Precisamos cultivar e fazer florescer atitudes para o bem maior. Que esperamos normalizar sermos mais gentis e acolhedores. No ônibus são muitas Marias, Joanas, Paulos, Andrés e muitos outros nomes que estão ali em patamar de igualdade. Veja a moça com a criança de colo. Já descobriu que poderia ser sua mãe e você quando pequeno? Quando encontrei a enxergar o “outro” além de nós mesmos, despertamos a compaixão e passamos a apoiar as pessoas no entorno”, explica.

O movimento “Gentileza” deseja ser contribuição para os passageiros muito além do ônibus.

A mensagem anseia encorajar que o cuidado com o próximo muda a dinâmica do meio onde se vive. A vem transformação a partir do despertar de consciência e da mudança de atitudes.

Dentre as mensagens divulgadas estão lembretes sobre boas práticas para uma convivência mais fraterna durante as viagens. Alguns avisos importantes são:

  • Para deslocamentos seguros, o passageiro deve ter atenção ao caminhar entre o ônibus e a plataforma;
  • Realize o embarque e desembarque com calma para evitar esbarrões;
  • Tenha atenção aos assentos preferenciais;
  • Mesmo que o assento não seja preferencial, se tiver um passageiro em condição mais vulnerável, seja gentil e convide-o para sentar. Essa atitude ajudará a despertar o sentimento de coletividade e amor ao próximo.
  • Dê a preferência na passagem se o passageiro estiver carregando sacolas e outros volumes. Ao facilitar o embarque dele nas plataformas ou nos ônibus, você também ajudará os demais passageiros, pois tudo será mais rápido ao conseguir acomodar os pertences.
  • Se desejar ouvir música durante a viagem, use fones de ouvido.

“Queremos viralizar a gentileza. Precisamos de uma nova atenção para avançarmos enquanto sociedade e desenvolver a compaixão dos nossos passageiros é colocar em ação o nosso lado mais humano. Reforçamos a mensagem também por meio dos nossos colaboradores orientando os passageiros sobre a importância dessas boas práticas durante as deslocações”, finaliza Andere.

Assessoria de Imprensa

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