05 de dezembro de 2025

Motocicletas X jegue.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/02/2009 às 02h00
Ouvir: 00:00

Fenômeno interessante ocorre no Maranhão, o jegue, velho companheiro do sertanejo, está sendo substituído pela motocicleta. No trabalho do campo, o jegue ainda tem seu espaço, mas na hora de passear é a moto que entra em ação. O crédito facilitado torna a aquisição desse tipo de veículo cada vez mais acessível e perigosa.

O perigo está na falta de preparo e cuidado dos motociclistas. A maioria dos proprietários não é habilitado, muitos não possuem equipamentos de segurança e aqueles que possuem não utilizam. Se levarmos em conta as condições adversas das vias utilizadas no campo que, em geral não são pavimentadas, podemos concluir que os riscos de acidentes são muito maiores.

Na verdade as pessoas andam de moto como andavam de jegue, mas ao pilotar uma moto o risco é muito maior devido à instabilidade, velocidade e habilidade necessária na condução deste veículo.

Precisamos levar educação de trânsito a todos as partes do Brasil. Você motociclista, independente de onde está circulando, não deve negligenciar as normas de segurança. Dirigir ou pilotar defensivamente é essencial para sua vida e dos demais usuários do trânsito. Informe-se e concientize-se.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR.Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho.Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *