05 de dezembro de 2025

Pedestres X condutores


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/02/2009 às 03h00
Ouvir: 00:00

É comum ouvirmos críticas ao comportamento de motoristas que se sentem os donos do trânsito e põe em risco a vida de todos. Em muitos casos a crítica é merecida, mas não podemos deixar de falar sobre o comportamento de pedestres irresponsáveis que não somente morrem como causam a morte de outras pessoas.

Para comprovar esta realidade basta assistir alguns vídeos disponíveis na internet. Câmeras de segurança flagram verdadeiros absurdos cometidos por pedestres. É fácil encontrar vídeos com cenas de atropelamento embaixo de passarelas, isso demonstra claramente a negligência do pedestre que, neste caso, é culpado pelo acidente que pode inclusive vitimar outras pessoas.

Não importa de quem é a culpa, as consequências são lamentáveis e muitas vezes irremediáveis. Sejamos honestos, essa é uma questão de cidadania. Desobedecer às leis de trânsito é infração, não importa se é pedestre, passageiro ou motorista, a melhoria da qualidade de vida não depende só das autoridades, na verdade as pessoas são os principais agentes de transformação da realidade. Você tem feito a sua parte?
Independentemente do papel que exerce, pelo bem de todos, seja responsável!

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR.Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho.Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *