05 de dezembro de 2025

Agora é lei: airbag é equipamento obrigatório!


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/03/2009 às 03h00
Ouvir: 00:00

Foi sancionada ontem, pelo presidente da república, a lei que torna o airbag dianteiro um equipamento obrigatório nos veículos. A determinação é válida apenas para os veículos novos fabricados no Brasil ou importados e entra em vigor daqui a 5 anos. Segundo estatísticas norte-americanas divulgadas pela Rede Sarah de Hospitais, o airbag tem reduzido em 14% o número de mortes de condutores e 11% de passageiros do banco dianteiro.

Além disso, o equipamento reduz em mais de 50% o número de lesões no tórax e na cabeça. No entanto, é importantíssimo lembrar que estes números e benefícios somente são possíveis quando o uso deste equipamento é combinado com outro também obrigatório e indispensável: o cinto de segurança. A pessoa que se acidenta sem cinto de segurança em um veículo equipado com airbag, mesmo a uma velocidade não muito alta, pode sofrer ferimentos gravíssimos e até morrer.

Desta forma, fica comprovado que o airbag é um equipamento complementar, que sua eficácia é dependente do uso do cinto de segurança, que pode ser acionado uma única vez e que funciona apenas em colisões frontais. Com todos estes fatores para se levar em consideração, será que os legisladores escolheram o equipamento certo para tornar obrigatório? Qual a sua opinião?

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR.Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho.Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *