21 de dezembro de 2025

Motociclista deve respeitar a lombada eletrônica?


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/06/2013 às 03h00 Atualizado 02/11/2022 às 20h45
Ouvir: 00:00
Crédito: Marcelo Elias / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Muitas pessoas costumam falar em indústria das multas. Já escrevi aqui neste Blog e repito que não concordo com este termo. E posso explicar. Não existiria, em hipótese nenhuma, indústria da multa se não houvessem cidadãos que desrespeitam a lei. Vou dar um exemplo.

Todos vocês devem conhecer um equipamento de fiscalização eletrônica de velocidade chamado de lombada eletrônica. Pois bem, muitas vezes que passo por um destes, vejo algum motociclista dando um jeitinho e passando sem registrar a velocidade em que está transitando. E é óbvio, sempre estão acima da velocidade permitida no local. Não são todos os equipamentos que permitem esta manobra, mas em alguns deles ainda existe este problema.

O que estes motociclistas não percebem é que a lombada não está ali por acaso. Existe um motivo. Uma escola, uma curva perigosa, alto fluxo de pedestres, enfim algo que justifique a redução de velocidade. Não é tão somente para arrecadar o dinheiro do cidadão, mas para garantir a segurança dos mais frágeis. E é nisso que estes infratores não pensam.

Este é apenas um registro de um desabafo. Sei que não é possível mudar a cabeça de todo mundo, mas tenho certeza que aos poucos e unindo esforços, conseguiremos trazer o valor “respeito” ao trânsito brasileiro.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR.Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho.Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *