Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

Eduardo Pimentel pede ao Governo Federal retirada de linhas férreas que cortam região central de Curitiba


Por Banda B Publicado 17/05/2023 às 20h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, reuniu-se nesta quarta-feira (17/5), em Brasília, com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele pediu que o órgão atue para que a empresa responsável pelo transporte ferroviário no Paraná retire as linhas férreas que passam pela região central de Curitiba.  

Concessionária e ANTT discutem a renovação antecipada da concessão. Para o vice-prefeito, é importante incluir nessa renovação a obrigatoriedade da construção do Contorno Ferroviário. 

Vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, em reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. Foto: Divulgação

“O ramal ferroviário atual passa na região central e por diversas áreas adensadas em bairros da cidade de Curitiba causando diversos transtornos ao trânsito, produzindo tempos de espera para o transporte público, gera inúmeros acidentes, inclusive com mortos; e ainda produz ruídos que incomodam os moradores lindeiros. Precisamos de um contorno que retire essas linha da região central”, disse Pimentel.

Também participaram da reunião o chefe da Assessoria Especial de Relação Parlamentar e Institucional da ANTT, Maurício Uzeda; o secretário de Governo da Prefeitura de Curitiba e presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur; a coordenadora de Demandas Federativas, Camila Martinez; o assessor parlamentar Sérgio Carvalho; o superintendente de Concessões Rodoviárias, Marcelo Fonseca; e o assessor do IPPUC, Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida. 

Obras do PAC

Pimentel também participou em Brasília de uma reunião com a Secretaria Nacional de Mobilidade (Semob), ligada ao Ministério das Cidades, para discutir a priorização das obras nos programas PAC pela Prefeitura de Curitiba.

A Prefeitura de Curitiba tem interesse em financiar três projetos: a complementação da Linha Verde; o aumento da capacidade e velocidade do BRT na extensão do eixo Norte/Sul e Leste/Oeste; e a ampliação da capacidade e velocidade da Linha Inter 2. 
A equipe da prefeitura também fez uma apresentação para o Secretário Nacional de Mobilidade Denis Andia.

Publicado primeiro por

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *