Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Acidente durante o exame prático de direção: veja por que pode ocorrer e como evitar

O Portal do Trânsito foi atrás dos motivos que podem levar a um acidente e como evitar essas situações na hora do exame prático de direção.


Por Mariana Czerwonka Publicado 09/05/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Acidente exame prático de direção
Não é comum acontecer acidentes durante o exame prático de direção. Foto: Allan Marba/Detran-PR

Acidente ou intercorrência na hora do exame prático de direção, envolvendo veículo de autoescola, não é comum. No entanto, é possível acontecer. Por isso, fomos atrás dos motivos que podem levar ao fato e como evitar essas situações na hora do exame prático de direção.

Conforme os especialistas ouvidos pelo Portal do Trânsito, existem alguns personagens fundamentais nessa situação: o próprio candidato, a família, o instrutor de trânsito e o examinador.

De acordo com Larson Orlando, coordenador de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR),  não é comum acontecer acidentes durante o exame prático de direção. “No entanto, alguns fatores contribuem para que esse tipo de acidente possa ocorrer. Um deles é o nervosismo do candidato, geralmente quando está fazendo a prova pela primeira vez. Além disso, a falta de preparo”, explica.

O coordenador salienta a importância de o aluno ouvir o instrutor que o preparou, antes de marcar o exame prático de direção.

“O candidato deve acreditar mais na palavra do instrutor, pois ele sabe quando o candidato ainda não está maduro para fazer a prova. Nesses casos, chega até a sugerir mais algumas aulas para o aluno trabalhar alguma dificuldade específica. Muitas vezes o candidato não escuta o instrutor, acha que está preparado e se arrisca em fazer o exame. Esse tipo de aluno nos preocupa”, afirma Larson.

Nos casos em que eventualmente acontece algum acidente com o veículo da autoescola na hora do exame prático, o Detran/PR, por exemplo, trata a situação de duas formas. “A primeira é um cuidado que se tem de não repetir o examinador que fez a última avaliação deste candidato quando ele reprova. Fazemos isso para não criar um clima de perseguição, apesar dos nossos examinadores terem todo o preparo para isso não ocorrer. E a segunda situação é quando a gravidade do acidente de trânsito abala psicologicamente o candidato; o examinador analisa a situação e pode sugerir encaminhar o aluno para que ele faça uma nova avaliação psicológica. Ou seja, iremos descobrir se o fato pode influenciar numa futura condição do candidato prestar um novo exame”, diz o representante do Detran/PR.

Veja a entrevista completa de Larson Orlando, coordenador de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR), sobre acidente com veículo de autoescola na hora do exame prático.

Olhar da psicologia

Adriane Picchetto Machado, especialista em psicologia do trânsito, diz que qualquer avaliação naturalmente deixa as pessoas nervosas. Normalmente elas se sentem mais ansiosas quando vão ser avaliadas, afinal, sempre é um pouco assustador estar nessa condição. Isso acontece em qualquer contexto e a avaliação para a prática de direção não é diferente”, garante.

A psicóloga acrescenta que o estado emocional alterado pode interferir diretamente no resultado do exame. “Existe uma cultura que assusta as pessoas de que o exame é extremamente complexo e que tem uma exigência altíssima”, garante.

Para ela, nesse momento, o papel do instrutor de trânsito é fundamental. “O instrutor vai ajudar a construir essa condição de confiança junto com o candidato”, diz Picchetto.

Especificamente sobre a ocorrência de acidentes durante o exame prático de direção, a especialista analisa outros elementos. “Acho que é importante também a gente pensar no trabalho do examinador de trânsito, porque é uma pessoa que vai poder usar sua postura, comunicação e abordagem para minimizar a ansiedade do candidato”, conclui.

Veja a entrevista completa de Adriane Picchetto Machado, especialista em psicologia do trânsito, sobre acidente com veículo de autoescola na hora do exame prático.

Veja as dicas para o candidato que irá prestar o exame prático de direção

Com base nas declarações do coordenador de habilitação do Detran/PR e da psicóloga listamos algumas recomendações para o candidato que irá prestar o exame prático de direção, e também, para a família, os instrutores e examinadores de trânsito. Acompanhe.

Candidato

  • Marcar a prova no período da manhã, para evitar a ansiedade que pode aumentar no decorrer do dia;
  • Não criar expectativas, ou seja, evitar divulgar que irá fazer o exame tanto para os amigos, como nas redes sociais;
  • Procurar ter segurança na hora da prova;
  • Alimentar-se bem, assim como vestir roupas confortáveis;
  • Pensar que se não passar, haverá outras oportunidades.

Familiares

  • Evitar pressionar o candidato, apenas incentivar;
  • Se possível, evitar ir até o local da prova.

Instrutor

  • Ser o mais honesto possível com o candidato no sentido de alertar sobre sua real situação e pontos a melhorar;
  • Treinar mais os pontos fracos do candidato;
  • Oferecer presentes ou troca de favores caso o aluno passe não é etico;
  • Incentivar o candidato.

Examinadores

  • Ter empatia pelo candidato;
  • Perceber o sofrimento do aluno;
  • Evitar criar uma atmosfera pesada ou constrangedora;
  • Reavaliar suas condutas constantemente.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • Lucia
    09/05/2023 às 20:23

    Quero receber dicas do detran baliza etc

    • Eliane Barros
      11/05/2023 às 08:22

      Fui reprovada na baliza por dois dedos roda do carro que não ficou encima da linha , porém a c roda de trás estava correta. O examinado pediu pra que eu saísse e entrasse denovo. Aí eu comentei um erro.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *