Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Prova teórica do Detran: veja dicas para evitar erros e passar sem dificuldades!

A primeira orientação do Detran é que o candidato deve ter muita atenção ao ler os enunciados das questões da prova teórica. Veja outras dicas.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/04/2024 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Prova teórica Detran
A prova teórica do Detran tem 30 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, das quais os alunos devem acertar no mínimo 21 para assim avançar no processo de habilitação. Foto: Felix Carneiro/Governo do Tocantins

Todo cidadão que quer dirigir e pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa passar pelo processo de habilitação que está previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamentado pela Res.789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Uma das etapas desse processo é o curso teórico para formação de condutores. Após as aulas do curso teórico, o candidato deve passar por exame escrito, sobre a integralidade do conteúdo programático. E, para isso, o Portal do Trânsito, traz dicas e orientações do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) para o candidato evitar erros e passar sem dificuldades na prova teórica.

Lembrando que as dicas valem para qualquer Detran do país.

De acordo com o órgão, a primeira orientação é que o candidato deve ter muita atenção ao ler os enunciados das questões da prova teórica.

Veja outras dicas do Detran/TO que podem ajudar a obter aprovação na prova teórica.

1.     Estudar

Primeiramente, segundo o Detran/TO, para ter um bom desempenho no exame teórico é necessário estudar. Pegue o material didático e leia os conteúdos técnico-teóricos, buscando compreender todos os assuntos relacionados ao trânsito.

2.     Fazer simulados

O Detran/TO diz ainda, que além da leitura de materiais didáticos, é de extrema relevância que o aluno teste os conhecimentos do que foi lido por meio de questões.

“Pratique o que você leu resolvendo exercícios relacionados ao conteúdo cobrado na prova. Se possível, veja os comentários, o que mais você tem errado, e estude novamente aquele assunto para não ter risco de errar no exame”, afirma o órgão.

3.     Ser pontual e guardar o celular

Ao ir fazer a prova, a orientação do Detran é que o aluno tente chegar ao menos 15 minutos antes, portando o documento de identidade. “Leve também uma caneta cor preta ou azul. Desligue o celular ou ponha no modo silencioso e guarde-o até a finalização da prova. O aluno que for pego fazendo o uso do celular durante o exame, terá a prova recolhida e só poderá fazer o exame novamente mediante o pagamento de nova taxa”, explica o Detran/TO.

4.     Ler atentamente

Ao iniciar as questões, o candidato deve ler atentamente o enunciado. Algumas perguntas, em um primeiro momento, podem dar a entender que a alternativa correta é uma, mas algum detalhe menos evidente pode mudar o sentido da questão, alterando sua resposta. Por isso, a orientação do órgão, é que o condutor não tenha pressa ao assinalar uma alternativa.

5.     Otimizar o tempo

O Detran/TO diz ainda, que se o candidato estiver levando muito tempo para resolver uma questão, o melhor é seguir para a próxima.

“O futuro condutor deve resolver as que tiver mais facilidade e assim poder utilizar melhor o tempo disponível para fazer o exame”, aconselha. 

6.     Revisar as respostas

Ao finalizar a prova, o órgão orienta que o aluno revise novamente as questões e suas respostas.

A prova teórica

A prova teórica, de acordo com a Resolução 789/20, pode ser convencional ou eletrônica e ter, no mínimo, trinta questões, incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina. Para aprovação no exame, o candidato deverá obter aproveitamento de, no mínimo, setenta por cento de acertos nas questões. Ou seja, se a prova tem 30 questões, o candidato deve acertar pelo menos 21 questões para ser aprovado.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *