Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Contran vai adiar novamente prazos de processos de CNH iniciados na pandemia? Portal foi atrás da resposta!

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Senatran, para saber se o Contran vai adiar novamente prazos de processos de CNH iniciados na pandemia.


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/10/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Adiar prazo CNH pandemia
Mutirão para finalizar processo, iniciado na pandemia, para tirar a CNH em Cuiabá. Foto: Assessoria/Detran-MT

Apesar da pandemia causada pela Covid-19 parecer algo distante, algumas consequências desse período ainda são sentidas até hoje. Uma delas é em relação ao processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O prazo normal que processos de habilitação ficam ativos no Detran é de 12 meses, mas para aqueles que enfrentaram a formação de condutores durante a pandemia, o prazo foi estendido algumas vezes. Na última delas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ampliou até 31 de dezembro de 2023, o prazo para conclusão de todos processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito do Estado e do Distrito Federal até 31 de dezembro de 2022.

E, agora, parece que esse será mesmo o último prazo de conclusão dos processos de CNH abertos na pandemia.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que afirmou não haver estudos do Contran para novas prorrogações. A redação questionou também se algum Departamento Estadual de Trânsito chegou a relatar, ainda, um excesso de demanda e solicitou a prorrogação do prazo. “Nos registros da Senatran temos um pedido do Detran/AM sobre o caso”, informou o órgão.

A Resolução 789/20 regulamenta o processo para tirar a CNH, composto por várias etapas. Por esse motivo não é tão rápido para finalizá-lo.  Veja quais são estas etapas.

Avaliação psicológica

A primeira etapa é a avaliação psicológica. O objetivo é detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Se aprovado, o futuro condutor pode avançar para a próxima etapa.

Exame médico

Depois da avaliação psicológica, o candidato passa pelo exame de aptidão física e mental. Nele, avalia-se a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. É esse o exame que determina a futura validade da CNH.

Curso teórico

Poucas pessoas realmente valorizam essa etapa do processo de habilitação. Para alguns, inclusive, o curso teórico é apenas uma barreira a ultrapassar. De preferência, da maneira mais rápida possível. Poucos enxergam a importância de aproveitar as 45 horas/aula (carga horária obrigatória) de forma produtiva bem como que traga resultados perenes para o futuro condutor.

A estrutura curricular do curso teórico é: legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica básica.

Exame teórico

Ao finalizar o curso teórico de 45 horas/aula, o candidato deve passar pelo exame teórico. Nessa etapa, o candidato deve passar com 70% ou mais de acertos em prova teórica realizada no DETRAN. A prova pode ser convencional assim como eletrônica, com no mínimo 30 questões distribuídas proporcionalmente à carga horária de cada disciplina do curso teórico.

Curso prático de direção

Depois de passar pela prova teórica, o candidato pode iniciar as aulas práticas de direção. O curso prático de direção possui carga horária de no mínimo 20 horas/aula para a categoria A bem como para a categoria B.

Exame prático

Conforme os Detrans, talvez essa seja a etapa mais temida pela maioria dos candidatos. Ou seja, para concluir o processo, é preciso passar no exame prático de direção para cada categoria que se inscreve. Para categoria “B”, o candidato deverá fazer um percurso que os examinadores determinam, assim como se cometer faltas eliminatórias ou que somem mais de 3 pontos negativos será reprovado. Já, para motos assim como ciclomotores, o exame continua sendo feito em circuito fechado.

Reprovação

Se reprovar no exame teórico ou prático, o candidato terá de fazer novo exame, sem precisar repetir, por exemplo, as etapas nas quais já passou.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

45 comentários

  • Karolaine
    16/10/2023 às 13:50

    Muito obrigado se Deus quiser vai dar tudo certo 🙏🙏

    • Fábio Vinícius
      13/12/2023 às 08:46

      Seria ótimo se prorrogasse já que é caro e burocrático. E também reformar os processos do exame e uma delas é separar as avaliações entre direção e baliza e revalidar os aprovados um desses exames. VAMOS LUTAR POR ESSA CAUSA?

      • Maria Amalia Rezino
        23/12/2023 às 23:32

        Acho que deveria ser bem mais baixo o valor da habilitação para tanta burocracia exigida e tantas reprovações no detran.

      • Poliana Valeriano
        26/12/2023 às 20:57

        Devido aos Altos custos Financeiro,
        Psicólogo + a Burocracia,que o candidato enfrenta, deveria SIM ,ser PRORROGADO O prazo da LADV 2023.

  • José Carlos
    16/10/2023 às 17:20

    Aplausos p/está norma da não exigência, do terceiro grau para Diretores de CFC.

  • Marco Antônio
    17/10/2023 às 13:51

    Vergonha o formato de habilitação no Brasil,

  • Silvania da conceição torres
    17/10/2023 às 17:22

    Obrigada meu Deus se for pela vontade do sr vai dar tudo certo amém eu creio 🙏🏻

    • Paulo Renan
      14/12/2023 às 18:51

      Prorroga em nome de Jesus!

  • Raquel de Sales
    19/10/2023 às 07:29

    Já havia sido prolongado o prazo faz tempo, um ano atrás, por isso tem muita gente ainda conseguindo resolver.

    O anúncio da reportagem é que Séria estendido o prazo novamente, mas na matéria diz que “esse será mesmo o último prazo final”.

    Não entendi o intuito dessa matéria. Se era chamar atenção ou confundir quem está lutando pra conseguir tirar a carteira?

    • Mariana Czerwonka
      19/10/2023 às 10:23

      Raquel

      O título da matéria é uma pergunta: “Contran vai adiar novamente prazos de processos de CNH iniciados na pandemia?” E ainda diz que o Portal foi atrás da resposta. Não é uma afirmação. O intuito da matéria foi justamente esclarecer uma situação e não confundir mais.

      Equipe Portal

      • Daniela Gomes dos Santos
        08/12/2023 às 15:47

        Meu processo vence esse mês?

        • Mariana Czerwonka
          08/12/2023 às 16:06

          Daniela

          A Deliberação 265/22 do Contran prorrogou até 31 de dezembro de 2023 o prazo para conclusão de todos os processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal, até 31 de dezembro de 2022.

          Equipe Portal

  • Adriano Santana
    21/10/2023 às 20:55

    Se o prazo de validade dos RENACHs inspirarem dia 31/12/2023, com certeza será um caos nos CFCs e DETRANs. Os RENACHs vencendo todos no mesmo dia, nem os CFC e os DETRANs conseguirão concluir o processo do candidato em tempo hábil. O prazo de validade para esses RENACHs deveriam acontecer por data de abertura de forma gradativa. Vencer tudo dia 31/12/2023, é colapso no sistema.

  • CRISTIANE BATISTA DOS SANTOS
    03/11/2023 às 09:25

    E PROCESSO INICIAL SIMUTANEO COMO VAI FICAR ?

  • Luiza
    07/11/2023 às 22:18

    Por causa da grande demanda.Vai ser ruim se caso o prazo inspirar em dezembro tá muito difícil conseguir marcar aulas já. TUDO LOTADO

    • ELIANE FERREIRA LEGO
      06/12/2023 às 07:03

      Meu processo vence agora 31 de dezembro de 2023.Passei em todas as etapas ,ficou aula direção na rua por não ter onstrutor disponível devido a carga horária necessária.Sendo assim vou oerdervtodo processo e começar do zero de novo?

      • Mariana Czerwonka
        06/12/2023 às 10:04

        Eliane

        Teoricamente sim. Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

        Equipe Portal

        • Ana
          26/12/2023 às 19:37

          Meu processo venceu em 31 de dezembro de 2023,e clamo ao Detran e os órgãos competentes que olhe nossa causa com bons olhos ,as autos escolas não tiveram banca examinadoras pra todos os alunos e ficamos no prejuízo,e sem contar o que causou no nosso psicológico e finanças,eu creio em Deus que será prorrogado

      • carlos augusto de jesus santos
        12/12/2023 às 14:02

        verdade, estou com mesmo problema. vamos fala mesmo quem sabe eles prolonga

    • Erik Silva
      25/12/2023 às 21:38

      Sim Eliane, infelizmente estou na mesma situação e já fui atras de todas informações possiveis.
      E infelizmente que atrasou o processo, vai perder tudo em 2024 e temos que fazer tudo do zero desde a biometria

  • JAIME SANTANA LORENA
    10/11/2023 às 07:22

    Deveria prorrogar por mais tempo ate baixar a demanda,pois quem esta em processo desde o inicio da pandemia e ficou sem trabalhar agora esta trabalhando dobrado pra tirar o prejuizo e sem tempo de concluir o processo…..

  • Rodimar dos Santos
    13/11/2023 às 11:08

    Eu acho que tinha que prorrogar mais um vez e porque tem muita gente que a inda não conseguiram fazer o exame prático aí si eles conseguire prorrogar por mais um tempo vai fica mais bom pras pessoa passa no exame

    • Marcia
      27/12/2023 às 14:39

      Eu também não consegui fazer o exame de rua devido a grande demanda de alunos que iriam fazer a prova prática, nem tive a chance pra conseguir minha habitação, não tinha vaga muita gente aqui não conseguiu vaga,minha pauta vence agora.

  • Tarcisio Barbosa
    16/11/2023 às 07:11

    Acho muito triste em um país como o nosso, em que muitos estados da federação cobram taxas abusivas especialmente de repetencia para prova teorica e exame pratico ser dado improrrogavelmente 1 ano para se habilitarem.
    Nosso processo tem muitas qualidades, mas para alguns estados o foco não é a educação para o trânsito, mas sim a arrecedação, ao menos é o que eu penso.
    Desejo sorte às pessoas que precisam da habilitação.
    Não é preciso precarizar, mas é necessário democratizar.

  • Uanderlon
    17/11/2023 às 09:12

    Ta complicado essa situação, pois a autoescola prioriza os clientes novos e nós que estamos com o processo prestes a vencer e com os horários complicados pós pandemia, eles não conseguem vaga para gente e com isso teremos um grande prejuízo, esse prazo se não for renovado vai ser complicado, até tentei ir para outra autoescola mas eles dizem que não pegam mais candidatos com processo em aberto de outra autoescola, tomara que renovem o prazo para que possamos concluir.

  • Gabriel
    22/11/2023 às 22:01

    Me dei muito mal, comecei o processo no final do ano passado mas não consegui terminar e agora não consigo nem marcar a prova. Insuportável ter que passar pelas alas chaníssimas de legislação novamente só para fazer uma prova super fácil para inglês ver. Eu jamais imaginei que eu teria que recomeçar tudo do zero em pouco mais de uma ano, não faz o menor sentido.

  • jonas
    06/12/2023 às 15:11

    o senatran precisa prorrogar, pois tem muita gente que começou o processo e não teve condições financeiras de concluir, agora que estão todos vindo atrás do processo.. mais o tempo esta curto. precisamos de mais tempo.

    • Penha maria
      24/12/2023 às 14:43

      É um absurdo! Ter que perder tudo, iniciar do 0, e nada será reaproveitado!

  • FERNANDA RENATTA DA SILVA DE FREITAS
    07/12/2023 às 18:51

    o senatran precisa prorrogar, pois tem muita gente que começou o processo e não teve condições financeiras de concluir, agora que estão todos vindo atrás do processo.. mais o tempo esta curto. precisamos de mais tempo.

    • carlos augusto de jesus santos
      12/12/2023 às 13:57

      verdade

    • carlos augusto de jesus santos
      12/12/2023 às 13:59

      mesmo problema que o seu.
      podia prologar mas 4 mese nao sei pois data ta curta

    • Pauline Gomes
      17/12/2023 às 17:42

      Realmente em todo o estado tá complicado pra marcar a prova fui reprovada no dia 29
      de
      novembro e quando surgiu novas vagas o meu reteste não tava no sistema pra me pagar. Agora já paguei e não consigo vaga e meu limite até 31/12/2023.

      • Renata Aragão
        26/12/2023 às 10:20

        O meu também , paguei o Duda e a auto escola disse não ter vaga pra fazer a prova vence agora dia 31 , o que eles vão fazer com esse montão de Duda pago de reprovação? Já que se eu tiver que abrir novo processo não é esse duda que vou ter que pagar , deveriam prolongar mais esse prazo vão prejudicar milhares de pessoas!!!

  • Juliane
    12/12/2023 às 16:08

    Detran ms não está tendo vagas disponíveis desde de novembro. Parece que o detran vai disponibilizar vagas na ultima semana de dezembro, então teremos uma única chance para o exame.
    Bem complicado e injusto

  • Juliane
    12/12/2023 às 16:33

    auto escola tentando agendamento desde novembro e não consegue vaga para fazer o exame… parece que terá multirão na ultima semana de dezembro. terei apenas 1 chance para ser aprovada.

  • Ronnie Valdo
    13/12/2023 às 07:54

    Tomei pau no dia 09/12 só qui venci 31/12 não dá pra marcar outro.

    • Di
      21/12/2023 às 20:13

      Hj foi meu último exame infelizmente fui reprovado porém meu exame psicotécnico vence em 2032 como funcionará terei que refazer todo processo novamente

  • Ronnie Valdo
    13/12/2023 às 07:56

    Como vai ficar isso não dá pra marcar um outro exame a minha licença vence dia 31/12
    Fiz um exame dia 09/12 mas queria tentar denovo.

  • Gabriel Sousa
    18/12/2023 às 08:32

    Meu processo encerra 03/01/24, faltam as aulas práticas. Fui no Detran RN, me falaram que é só pagar taxa de renovação antes de 03/01/24 que o processo flui normalmente aproveitando todas as etapas, concluir só a última etapa (aulas práticas). Isso procede? A auto escola disse que não. Alguém pode tirar essa dúvida?

    • Danilo
      27/12/2023 às 00:40

      Depende ,varia de estado pra estado ,tem estado que aceita o reinicio da pauta, só pagar a taxa de reinicio e aproveita etapas que passou como exame psicotécnico ,curso teórico (45 aulas) .
      Mas mesmo que vc foi aprovado no exame teórico,que pelo que falou é seu caso ,precisaria repetir novamente.
      Mas os demais acima não precisaria passar novamente.
      Só vc dar uma olhada no site do Detran do seu estado .

  • Gabriel Sousa
    18/12/2023 às 16:07

    Se pagar a taxa de renovação antes de completar 12 meses para nova habilitação, o processo fui normalmente?

    • Selma
      21/12/2023 às 07:17

      Não acho justo o candidato repetir o exame no qual ela já foi aprovado,k candidato já passa por estresse, tanto psicológicos e financeiros, isso tem que mudar.

  • Danilo
    22/12/2023 às 21:17

    Eu acredito que seria importante essa prorrogação para mais um periodo ,pois muitos ainda estão na luta para concluir o processo, eu mesmo cheguei a concluir meu processo agora no dia 14 , a Auta escola fez o pagamento para a emissão da minha PPD, mas até agora não emitiram, se por agora não emitir até dia 31 que meu processo vence , eu corro risco ainda de perder meu processo mesmo tendo concluído todas as etapas?

  • Renata Aragão
    26/12/2023 às 10:22

    O meu também , paguei o Duda e a auto escola disse não ter vaga pra fazer a prova vence agora dia 31 , o que eles vão fazer com esse montão de Duda pago de reprovação? Já que se eu tiver que abrir novo processo não é esse duda que vou ter que pagar , deveriam prolongar mais esse prazo vão prejudicar milhares de pessoas!!!

  • Antonio
    27/12/2023 às 06:13

    Sou examinador de trânsito e posso afirmar que muitos candidatos deixaram para a última hora. Ultimamente tenho avaliado candidatos que fizeram a última prova ainda em 2022 e que provavelmente ficaram despreocupados em reagendar logo em seguida por conta da prorrogação na ocasião (em 2022). Vendo que agora (2023) as chances de prorrogar são mínimas os candidatos estão indo para a prova com uma pressão gigantesca para em busca da aprovação, e isso tudo aliado à um enorme despreparo visto que muitos estão meses sem treinar no veículo. Saibam que estamos trabalhando de domingo à domingo para suprir a demanda até o próximo dia 30/12. Boa prova à todos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *