Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de November de 2023

Contran vai adiar novamente prazos de processos de CNH iniciados na pandemia? Portal foi atrás da resposta!

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Senatran, para saber se o Contran vai adiar novamente prazos de processos de CNH iniciados na pandemia.


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/10/2023 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Adiar prazo CNH pandemia
Mutirão para finalizar processo, iniciado na pandemia, para tirar a CNH em Cuiabá. Foto: Assessoria/Detran-MT

Apesar da pandemia causada pela Covid-19 parecer algo distante, algumas consequências desse período ainda são sentidas até hoje. Uma delas é em relação ao processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O prazo normal que processos de habilitação ficam ativos no Detran é de 12 meses, mas para aqueles que enfrentaram a formação de condutores durante a pandemia, o prazo foi estendido algumas vezes. Na última delas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ampliou até 31 de dezembro de 2023, o prazo para conclusão de todos processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito do Estado e do Distrito Federal até 31 de dezembro de 2022.

E, agora, parece que esse será mesmo o último prazo de conclusão dos processos de CNH abertos na pandemia.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que afirmou não haver estudos do Contran para novas prorrogações. A redação questionou também se algum Departamento Estadual de Trânsito chegou a relatar, ainda, um excesso de demanda e solicitou a prorrogação do prazo. “Nos registros da Senatran temos um pedido do Detran/AM sobre o caso”, informou o órgão.

A Resolução 789/20 regulamenta o processo para tirar a CNH, composto por várias etapas. Por esse motivo não é tão rápido para finalizá-lo.  Veja quais são estas etapas.

Avaliação psicológica

A primeira etapa é a avaliação psicológica. O objetivo é detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Se aprovado, o futuro condutor pode avançar para a próxima etapa.

Exame médico

Depois da avaliação psicológica, o candidato passa pelo exame de aptidão física e mental. Nele, avalia-se a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. É esse o exame que determina a futura validade da CNH.

Curso teórico

Poucas pessoas realmente valorizam essa etapa do processo de habilitação. Para alguns, inclusive, o curso teórico é apenas uma barreira a ultrapassar. De preferência, da maneira mais rápida possível. Poucos enxergam a importância de aproveitar as 45 horas/aula (carga horária obrigatória) de forma produtiva bem como que traga resultados perenes para o futuro condutor.

A estrutura curricular do curso teórico é: legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica básica.

Exame teórico

Ao finalizar o curso teórico de 45 horas/aula, o candidato deve passar pelo exame teórico. Nessa etapa, o candidato deve passar com 70% ou mais de acertos em prova teórica realizada no DETRAN. A prova pode ser convencional assim como eletrônica, com no mínimo 30 questões distribuídas proporcionalmente à carga horária de cada disciplina do curso teórico.

Curso prático de direção

Depois de passar pela prova teórica, o candidato pode iniciar as aulas práticas de direção. O curso prático de direção possui carga horária de no mínimo 20 horas/aula para a categoria A bem como para a categoria B.

Exame prático

Conforme os Detrans, talvez essa seja a etapa mais temida pela maioria dos candidatos. Ou seja, para concluir o processo, é preciso passar no exame prático de direção para cada categoria que se inscreve. Para categoria “B”, o candidato deverá fazer um percurso que os examinadores determinam, assim como se cometer faltas eliminatórias ou que somem mais de 3 pontos negativos será reprovado. Já, para motos assim como ciclomotores, o exame continua sendo feito em circuito fechado.

Reprovação

Se reprovar no exame teórico ou prático, o candidato terá de fazer novo exame, sem precisar repetir, por exemplo, as etapas nas quais já passou.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

14 comentários

  • Karolaine
    16/10/2023 às 13:50

    Muito obrigado se Deus quiser vai dar tudo certo 🙏🙏

  • José Carlos
    16/10/2023 às 17:20

    Aplausos p/está norma da não exigência, do terceiro grau para Diretores de CFC.

  • Marco Antônio
    17/10/2023 às 13:51

    Vergonha o formato de habilitação no Brasil,

  • Silvania da conceição torres
    17/10/2023 às 17:22

    Obrigada meu Deus se for pela vontade do sr vai dar tudo certo amém eu creio 🙏🏻

  • Raquel de Sales
    19/10/2023 às 07:29

    Já havia sido prolongado o prazo faz tempo, um ano atrás, por isso tem muita gente ainda conseguindo resolver.

    O anúncio da reportagem é que Séria estendido o prazo novamente, mas na matéria diz que “esse será mesmo o último prazo final”.

    Não entendi o intuito dessa matéria. Se era chamar atenção ou confundir quem está lutando pra conseguir tirar a carteira?

    • Mariana Czerwonka
      19/10/2023 às 10:23

      Raquel

      O título da matéria é uma pergunta: “Contran vai adiar novamente prazos de processos de CNH iniciados na pandemia?” E ainda diz que o Portal foi atrás da resposta. Não é uma afirmação. O intuito da matéria foi justamente esclarecer uma situação e não confundir mais.

      Equipe Portal

  • Adriano Santana
    21/10/2023 às 20:55

    Se o prazo de validade dos RENACHs inspirarem dia 31/12/2023, com certeza será um caos nos CFCs e DETRANs. Os RENACHs vencendo todos no mesmo dia, nem os CFC e os DETRANs conseguirão concluir o processo do candidato em tempo hábil. O prazo de validade para esses RENACHs deveriam acontecer por data de abertura de forma gradativa. Vencer tudo dia 31/12/2023, é colapso no sistema.

  • CRISTIANE BATISTA DOS SANTOS
    03/11/2023 às 09:25

    E PROCESSO INICIAL SIMUTANEO COMO VAI FICAR ?

  • Luiza
    07/11/2023 às 22:18

    Por causa da grande demanda.Vai ser ruim se caso o prazo inspirar em dezembro tá muito difícil conseguir marcar aulas já. TUDO LOTADO

  • JAIME SANTANA LORENA
    10/11/2023 às 07:22

    Deveria prorrogar por mais tempo ate baixar a demanda,pois quem esta em processo desde o inicio da pandemia e ficou sem trabalhar agora esta trabalhando dobrado pra tirar o prejuizo e sem tempo de concluir o processo…..

  • Rodimar dos Santos
    13/11/2023 às 11:08

    Eu acho que tinha que prorrogar mais um vez e porque tem muita gente que a inda não conseguiram fazer o exame prático aí si eles conseguire prorrogar por mais um tempo vai fica mais bom pras pessoa passa no exame

  • Tarcisio Barbosa
    16/11/2023 às 07:11

    Acho muito triste em um país como o nosso, em que muitos estados da federação cobram taxas abusivas especialmente de repetencia para prova teorica e exame pratico ser dado improrrogavelmente 1 ano para se habilitarem.
    Nosso processo tem muitas qualidades, mas para alguns estados o foco não é a educação para o trânsito, mas sim a arrecedação, ao menos é o que eu penso.
    Desejo sorte às pessoas que precisam da habilitação.
    Não é preciso precarizar, mas é necessário democratizar.

  • Uanderlon
    17/11/2023 às 09:12

    Ta complicado essa situação, pois a autoescola prioriza os clientes novos e nós que estamos com o processo prestes a vencer e com os horários complicados pós pandemia, eles não conseguem vaga para gente e com isso teremos um grande prejuízo, esse prazo se não for renovado vai ser complicado, até tentei ir para outra autoescola mas eles dizem que não pegam mais candidatos com processo em aberto de outra autoescola, tomara que renovem o prazo para que possamos concluir.

  • Gabriel
    22/11/2023 às 22:01

    Me dei muito mal, comecei o processo no final do ano passado mas não consegui terminar e agora não consigo nem marcar a prova. Insuportável ter que passar pelas alas chaníssimas de legislação novamente só para fazer uma prova super fácil para inglês ver. Eu jamais imaginei que eu teria que recomeçar tudo do zero em pouco mais de uma ano, não faz o menor sentido.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *