Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Como limpar o carro por dentro


Por Agência de Conteúdo Publicado 02/10/2021 às 16h20 Atualizado 08/11/2022 às 21h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em tempos de pandemia, quer aprender como limpar o carro por dentro em poucas dicas? Então siga as dicas com atenção!

Diego Andrade –

Analista de Conteúdo

Saber como limpar o carro por dentro é vital para todo tipo de motorista, desde para quem quer ter mais conforto interno no seu automóvel, quanto para quem quer vendê-lo como um dos seminovos certificados do mercado e quer obter um retorno financeiro maior por ele. Afinal de contas, um carro limpo por dentro tende a ser valorizado por um preço maior do que um sujo.

Com isso em mente, muitas pessoas querem aprender a limpar o carro por dentro, mas não sabem como fazer isso e nem por onde começar. O problema para elas é que limpar o carro por fora é muito fácil de fazer e de aprender, mas limpar por dentro é um pouco mais complicado e complexo, especialmente dependendo de fatores como o banco de couro e, claro, da pandemia do novo coronavírus.

Quer aprender como limpar o carro por dentro em poucas dicas? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como limpar o carro por dentro em 6 passos

1. Tire o acúmulo de poeira

O primeiro passo para uma limpeza interna do carro é tirar o acúmulo de poeira interna no veículo. Pode não parecer, mas um automóvel pode acumular bastante poeira só de rodar por aí com as janelas abertas ou simplesmente ficar estacionado na garagem de casa durante a noite.

Esse acúmulo de poeira pode ser retirado com uma escova seca e um pano ou com um aspirador para carros, mas sem usar a potência máxima para evitar danos sérios ao interior do veículo.

2. Limpe o teto

Depois de tirar o pó, o próximo passo é limpar o teto do carro, parte frequentemente negligenciada do veículo. Faça uma mistura de água, desinfetante e detergente neutro e coloque em uma garrafa com spray para jogar no teto e passar um pano por toda a extensão dessa parte do carro. Tenha em mente que é importante secar a mistura na hora, pois ela não pode se infiltrar na região, o que criaria mofo. Portanto, passe o pano na hora e, de preferência, tenha outro à disposição para já secar.

3. Cuide dos estofados

O próximo passo da sua limpeza interna é cuidar dos estofados do carro, que ocupam grande parte do interior do veículo. Aqui, a limpeza dependerá do tipo de estofado do seu veículo. Em todos os casos, comece com um aspirador para remover a sujeira nos cantinhos do banco.

Caso os bancos sejam de couro, você precisará passar um pano umedecido com água e detergente neutro apenas. Seque logo depois com um pano macio. Se precisar, hidrate o couro (mas isso não é feito toda limpeza, apenas em determinadas situações).

Se o banco for de tecido, use aquela mesma mistura de água, detergente neutro e desinfetante, mas de maneira muito leve, com secagem na hora, porque o tecido absorve a água mais facilmente e pode gerar mofo.

4. Limpe o painel

A próxima parte da limpeza interna do veículo é o painel de navegação, incluindo o volante e o câmbio. Use uma mistura de água e detergente neutro apenas para essa área. Borrife a mistura e passe um pano limpo e seco na hora, limpando essa parte sem afetar seus componentes elétricos.

5. Lave os tapetes e o carpete

Antes de finalizar a sua limpeza, você precisará tirar os tapetes do carro e lavá-los. Aqui não tem muito segredo: tapetes de borracha precisam ser lavados com água, detergente neutro e uma escova mais grossa. Esfregue bastante para tirar a sujeira mais grossa e pronto. Deixe o tapete secando ao sol até estar completamente seco, pois ele demora bastante tempo para secar e, como já dito, pode trazer água para dentro do carro e causar mofo.

Já os tapetes de carpete e o próprio carpete interno do carro devem ser aspirados apenas, sem água na limpeza. Uma opção pode ser usar produtos específicos para o carpete do carro, que limpam sem deixar mofo.

6. Limpe os vidros

Por fim, o último passo para a limpeza interna dos veículos é a limpeza dos seus vidros. Você deve fazer a limpeza das janelas uma vez por semana com um limpa-vidros e um pano úmido. Não use água pelos motivos que já citamos acima, ok? Basta passar o limpa-vidros e usar o pano para espalhar por toda a janela.

Pronto! Agora você já sabe como limpar o carro por dentro, o que permitirá que você faça a sua limpeza manualmente e economize um pouco no processo. É claro que dá trabalho fazer isso, mas o resultado pode ficar muito bom se você fizer com carinho. Só tome cuidado para não deixar o veículo molhado por dentro sem secá-lo: isso pode fazer aparecer mofo, o que gera problemas de saúde para as pessoas. Seque bem o veículo, ok?

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos vejam essas dicas também!


Leia também:

Infração de trânsito para condutor e proprietário do veículo sem CNH. Para quem vão os pontos?


Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *