Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro

Boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania.


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/02/2024 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
atitudes transito seguro
Quem tem boa maturidade e equilíbrio sabe controlar suas tendências e atitudes inadequadas e contribui para um trânsito mais seguro. Foto: ArturVerkhovetskiy para Depositphotos

O comportamento no trânsito é um indicador preciso das características de cada indivíduo. Quem tem boa maturidade e equilíbrio sabe controlar suas tendências e atitudes inadequadas.

Conforme as estatísticas, a grande maioria dos motoristas raramente comete infrações ou se envolve em um sinistro de trânsito. Quase todos os problemas são causados por uma minoria de motoristas cujo comportamento pode ser decorrente da dificuldade de lidar com pressões da vida.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, no trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania.

“É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica.

Com a contribuição do especialista, o Portal lista 10 atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro.

Responsabilidade

É fundamental, para um trânsito mais seguro, seguir todas as regras de trânsito e praticar a direção defensiva.

Atenção

Uma das grandes causas de sinistros no trânsito é a falta de atenção. Por esse motivo, é preciso manter o foco na direção e evitar distrações como o uso do celular durante a condução.

Adaptação

Um condutor consciente, sabe ajustar seu modo de dirigir a diferentes condições climáticas, de tráfego e de vias.

Cautela

Manter uma velocidade segura, respeitando limites e ajustando conforme necessário é uma das atitudes que mais contribuem com a segurança no trânsito.

Leia outros conteúdos sobre trânsito mais seguro:

Empatia

A empatia é fundamental para todos os usuários da via. Assim, é preciso considerar outros motoristas, pedestres e ciclistas, agindo de maneira cortês e respeitosa.

Habilidade Técnica

O condutor também deve possuir boas habilidades de direção, estacionamento e manobras.

Conhecimento

O conhecimento é um dos elementos básicos da direção defensiva. Por esse motivo, o condutor deve estar ciente das regras e regulamentos de trânsito, bem como das condições do veículo.

Autocontrole

Além de dominar as técnicas o condutor deve manter a calma em situações de trânsito desafiadoras, ou seja, deve saber lidar eficazmente com o estresse.

Manutenção do Veículo

Cuidar regularmente do veículo para garantir sua segurança e desempenho adequado é essencial para contribuir com a segurança no trânsito.

Consciência Situacional

O condutor que possui esta atitude está sempre ciente do ambiente ao redor, antecipando potenciais perigos e agindo proativamente.

Autorreflexão

Para finalizar, Celso Mariano destaca que reconhecer maus hábitos exige honestidade assim como autocrítica.

“Alterá-los significa vencer as resistências internas que nos forçam a continuar como somos. Quando ficar difícil conseguir isso sozinho, o melhor caminho é procurar ajuda especializada, sempre que o comportamento afetar negativamente a segurança e a integridade”, conclui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *