Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

5 dicas para perder o medo de dirigir e conquistar sua independência

Muitas pessoas não conseguem pegar no volante por ter passado por algum trauma, por exemplo. Se este é o seu caso, confira as dicas para perder o medo de dirigir e conquistar sua independência.


Por Agência de Conteúdo Publicado 19/08/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Perder o medo de dirigir
Algumas vezes, o que causa o medo de dirigir está ligado à ansiedade, um dos grandes problemas dos brasileiros. Foto: de Pexels, por Pixabay

Segundo dados de um estudo feito pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), 80% das pessoas que têm medo de pegar no volante são habilitadas. Ou seja, não é todo mundo que, mesmo depois de participar das aulas práticas, consegue dirigir normalmente.

Se você tem medo de dirigir, já parou para pensar o que causa este sentimento? Em algumas vezes, o que causa esta sensação está ligado à ansiedade, um dos grandes problemas dos brasileiros.

Além disso, as outras causas podem estar relacionadas a traumas e inseguranças ou até mesmo o receio de se envolver em acidentes.

Porém, existem algumas ações que podem ser realizadas para ajudar as pessoas que têm medo de dirigir, afinal de contas, ter uma carteira de habilitação pode ser a liberdade, já que não será necessário esperar uma carona, por exemplo, para se locomover.

Conheça algumas dicas para perder o medo de dirigir e conquistar sua independência

Você faz parte das pessoas que não pegam no volante porque tem medo de dirigir? Então, precisa ficar atento às dicas que daremos neste texto.

A busca por ajuda é um dos passos mais importantes para vencermos esta barreira. Dependendo do caso, se necessário, vá atrás de um acompanhamento psicológico, por exemplo. Quanto mais ajuda você buscar, mais rápido poderá superar e começar a dirigir pela cidade.

Olhando para o lado psicológico, o ato de dirigir é bem complexo, afinal, ele necessita de várias capacidades como, por exemplo, atitudes, cognitivas e habilidades. Porém, ao mesmo tempo, podemos pensar que dirigir é muito fácil e simples.

Como cada pessoa tem a sua habilidade, listamos algumas dicas para perder o medo de dirigir e conquistar sua independência:

1– Faça aulas de direção

A primeira coisa que você precisa ter na cabeça é que uma das formas de perder o medo e, consequentemente, se sentir mais segura na direção é fazendo aulas.

Sabemos que para tirar a CNH é obrigatório fazer algumas aulas práticas, porém, se você ainda não se sente seguro, marque mais aulas. Afinal de contas, elas servem para te ensinar a dirigir e, também, fazer com que o condutor se sinta pronto e seguro para dirigir sozinho.

Quanto mais você praticar, maior será a chance de perder o medo.

2– Pratique devagar

Não precisa fazer tudo correndo para perder o medo rapidamente. O importante é fazer tudo no seu tempo para que o resultado seja alcançado. Tudo deve acontecer no seu tempo.

Claro, praticar bastante poderá trazer mais segurança para dirigir, mas você deve respeitar o seu limite.

Para ajudar neste processo, tente estabelecer pequenas metas. Desta forma, você irá ganhando confiança após vencer cada obstáculo.

Outra forma é saber mais sobre a direção defensiva. Este assunto poderá ajudar o motorista a resolver problemas, caso aconteça algum imprevisto no trânsito.

3 – Tenha um seguro auto

Muita gente não leva essa dica em conta quando vai perder o medo de dirigir, mas se você sabe que pode ficar despreocupado se acontecer algo com o veículo, vai dirigir com mais calma.

Então é importante fazer uma cotação de seguro automotivo online antes de começar a pegar o carro, já que ele te dará muita segurança. A dica é pesquisar as melhores empresas e ficar atento às coberturas contratadas.

Tudo que achar relevante para te deixar dirigir com mais calma deve ser incluído no pacote, ok?

4 – Tenha calma

Mais uma dica para perder o medo de dirigir e conquistar sua independência é sempre manter a calma enquanto estiver ao volante. O nervosismo pode atrapalhar todo o processo, inclusive, pode provocar acidentes.

Por este motivo, principalmente durante as aulas práticas, o ideal é ficar calmo e deixar a insegurança de lado.

Se você estiver dirigindo e, por algum motivo sentir um medo, pare em local seguro até você conseguir se restabelecer. Respire fundo e tente buscar o domínio da sua cabeça e do seu corpo.
Quando enfrentamos o medo, estamos criando bases de superação no volante.

5 – Avalie as pessoas que pegarão carona com você

Quando estamos começando, precisamos pensar muito bem em que irá entrar no carro com a gente. Sabe por quê? A pessoa pode deixar o motorista muito nervoso apenas com um comentário.
Por este motivo, principalmente, se estiver nos primeiros meses de habilitação, avalie quem andará com você.

Pense sempre: “se não for para ajudar, também não atrapalhe”. A carona precisa te estimular e não te deixar inseguro.

Gostou das dicas para perder o medo de dirigir e conquistar sua independência? Você já conseguiu superar? Conte nos comentários.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • LIDENIR ARRUDA CARNEIRO
    09/11/2023 às 11:46

    Dica muito top
    Sou habilitada a muitos anos
    Comprei meu primeiro carro. SÓ MEU….KKKKK
    Coloquei um Senhor muito tranquilo para me treinar
    Não levo carona. Não tenho segurança para gritos e comentários sem noção ao meu lado ! Prefiro pagar alguém competente e tranquilo

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *