Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Empresas e órgãos públicos poderão oferecer benefícios a bons condutores


Por Assessoria de Imprensa Publicado 19/09/2022 às 20h20 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
Ouvir: 00:00

Será possível oferecer descontos em pedágios e estacionamentos, condições especiais em locação de veículos e seguros.

Com o objetivo de promover a condução segura e responsável, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) criou o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que se conhece também como Cadastro Positivo de Condutores. Conforme o órgão, ele permite a empresas e órgãos públicos oferecerem diversos benefícios a bons condutores, ou seja, aqueles que não tiverem registro de infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

Poderão conceder os benefícios as empresas privadas, de acordo com o interesse de cada uma, e também a União, estados, Distrito Federal e municípios. Dentre as vantagens que será  possível oferecer, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, bem como condições especiais para locação de veículos e contratação de seguros. Além disso, descontos em pedágios e em estacionamento, oferta de cashback e muitos outros.

Condutor deve registrar a participação

A partir do dia 22 de setembro, o condutor que quiser participar do Cadastro Positivo deve registrar a autorização por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Senatran. No entanto, ao fazer isso, o participante autoriza que os demais cidadãos visualizem que o mesmo está apto a receber os benefícios. A ativação do cadastro positivo será no dia 13 de outubro, data a partir da qual será possível conceder os benefícios aos bons condutores.

As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Senatran e apresentar os benefícios que serão oferecidos, preenchendo este formulário online. Em recompensa aos parceiros da iniciativa, a Senatran criou o selo “Parceiro do Bom Condutor”. Ou seja, será possível utilizá-lo em ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.

Inovação para o trânsito

A pedido da Senatran, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desenvolveu o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou a prever o Cadastro na atualização que aconteceu em abril de 2021. Já a regulamentação aconteceu através da Resolução nº 975, de 18 de julho de 2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

As informações são do Serpro

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Detran/RS oferece cursos voltados a diretores de ensino e público em geral – Portal do Trânsito - EducaShopping
    18/11/2022 às 19:21

    […] queremos ser vistos pelos nossos familiares, amigos e sociedade quando se trata de nosso comportamento no trânsito fazem parte do conteúdo do curso, que tem por objetivo ampliar percepções sobre os riscos que o […]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *