Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

Motoristas profissionais cativam clientela estrangeira ao dominarem uma segunda língua como o inglês


Por Agência de Conteúdo Publicado 27/08/2022 às 16h30 Atualizado 12/06/2024 às 18h08
Ouvir: 00:00

Segundo idioma, como o inglês, abre portas para uma nicho carente de motoristas profissionais capacitados em se comunicar com turistas.

As grandes metrópoles e cidades turísticas têm uma característica em comum: seja para passeio ou trabalho, elas atraem muitos turistas. Quem trabalha com público, como os motoristas profissionais, nesses lugares sabe que o inglês é fundamental! Sua particularidade de ser uma língua global, isto é, uma língua tão difundida que é praticamente falada no mundo todo, permite a comunicação entre pessoas das mais diversas nacionalidades. Por isso, um bom atendimento passa por uma boa fluência no idioma. Encontrar a melhor escola de inglês em São Paulo pode fazer toda a diferença para quem deseja aprimorar essa habilidade essencial. O mesmo vale para prestadores de serviços que orbitam esses espaços, como motoristas e entregadores.

A Uber foi uma empresa que apresentou uma solução pioneira para este nicho. Durante as Olimpíadas sediadas no Brasil, em 2016, lançou o Uber English. Um serviço feito em parceria com o aplicativo de ensino de idiomas Duolingo certificou motoristas através de testes aplicados, comprovando assim a influência deles no inglês. Com isso, pôde conectar passageiros diretamente com motoristas falantes do idioma.  A iniciativa foi tomada com vistas a facilitar o transporte do alto número de estrangeiros que potencialmente utilizariam o serviço para se deslocarem.


Leia também:

Veja o que mudou com a nova lei de trânsito para os motoristas profissionais 

Com tantas experiências positivas, fica evidente a importância do conhecimento do inglês.

Conhecer ao menos algumas expressões cotidianas já pode facilitar a conversação em diversas situações. Nesse sentido, é necessário introduzir-se ao idioma. Para começar do básico, praticar assistindo a filmes e séries pode servir para já ir treinando o ouvido e a pronúncia, por exemplo.

Para um motorista, é importante entender algumas palavras corriqueiras, principalmente aquelas relacionadas ao espaço. Por ser um profissional do transporte, geralmente torna-se referência em auxiliar pessoas a encontrarem direções e localizações. Entender as palavras correspondentes à direção relativa é algo básico. Left, para esquerda; right, para direita. ahead; para seguir em frente, por exemplo.

Também é preciso saber utilizar expressões de cumprimento.

Good morning, para bom dia; good afternoon, para boa tarde; e good evening, para boa noite. Mais informalmente, é possível até mesmo usar hello para saudações. Saber agradecer é também importante: utilize thank you, o equivalente para nosso obrigado. Para perguntar algo para o cliente, deve-se utilizar excuse me, como no caso de precisar mudar de rota ou parar para abastecer.

Já para tornar a viagem o mais confortável possível, é interessante saber algumas coisas do seu cliente, como se ele gostaria de ar-condicionado ligado ou desligado, o mesmo para o rádio, ou até mesmo se deseja alguma bala ou chiclete que você oferece no seu carro. Para essas questões deve-se usar o would like, algo como “você gostaria”. Would you like the air conditioning on ou would you like some candy? Expressões como estas são um grande diferencial, pois indicam um maior domínio da língua.

Com mais prática, é possível desenvolver, por exemplo, um bom repertório de frases para serem utilizadas no dia-a-dia. Com isso, é possível até mesmo expandir a sua área de atuação. O entorno de aeroportos bem como as ruas dos grandes centros empresariais são bons lugares para se encontrar passageiros estrangeiros. Esse diferencial permitirá conseguir mais corridas e até mesmo uma clientela fiel. Para mergulhar ainda mais fundo no idioma, fazer aulas em um curso de inglês online pode ser o ideal.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *