Projeto “Educando Jovens para o Trânsito” é premiado em Alagoas
O programa denominado “Educando Jovens Para o Trânsito”, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), que foi iniciado em abril de 2014, foi premiado no Concurso de Ações Inovadoras, promovido pelo Governo do Estado de Alagoas.
Nessa premiação o Governo reconhece grandes ideias inovadoras, que buscam disseminar práticas que representam avanços, transformações dos valores, soluções e mudanças significativas nos padrões da prestação dos serviços públicos para o Estado de Alagoas.
Para Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional, empresa responsável pelo material didático e pelo acompanhamento técnico pedagógico utilizado no programa, o sucesso de um projeto como esse não é bom apenas para Alagoas, é bom para o trânsito brasileiro. “É prova de que, com uma boa estrutura, um bom material didático e acompanhamento, é possível envolver os jovens e modificar seus comportamentos através de um processo educativo”, conclui.
Durante todo o ano de 2014, mais de 550 professores foram capacitados, 97 escolas atendidas e mais de 50.000 alunos envolvidos. A estrutura montada para atender o Programa “Educando Jovens Para o Trânsito” foi um fator determinante para o sucesso. “O suporte para os professores, através de visitas mensais nas escolas, foi imprescindível para o sucesso, pois serviu para inserir o tema trânsito no dia a dia de sala de aula, derrubar barreiras e mostrar aos professores que era possível trabalhar com o tema de forma interdisciplinar”, informou Eliane Pietsak, pedagoga da Tecnodata Educacional.
Ainda segundo a pedagoga, alguns resultados práticos foram colhidos pelos envolvidos no projeto. “As escolas relatam mudança de comportamento por parte dos alunos que passaram, por exemplo, a utilizar capacete para andar de motocicleta e o cinto de segurança nos veículos. Além disso, escolas conseguiram a implantação de faixas de pedestre em frente as suas dependências a partir do envolvimento e mobilização da comunidade, conseguidos depois da implementação do Programa. Muito professores passaram a adotar comportamentos mais seguros no trânsito tendo como foco a prevenção e a percepção de risco e não mais a fiscalização como principal motivador destas mudanças”, conclui.