Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Enem 2023: o trânsito é novamente tema de questão do Exame

Pelo segundo ano consecutivo, o trânsito foi tema de uma das questões do ENEM.


Por Mariana Czerwonka Publicado 06/11/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Enem 2023
Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o trânsito foi tema de uma das questões do ENEM. Inclusive, assim como em 2022, citando o Portal do Trânsito como fonte. Esse fato demonstra a importância do assunto e como é possível falar sobre o trânsito através de diversas abordagens.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, esse tipo de questão mostra como é possível passar informações sobre o tema trânsito, através de situações-problema apresentadas em forma de desafios.

“O trânsito pode e deve ser estudado de um modo contextualizado e transversalmente, por meio de uma abordagem intradisciplinar, interdisciplinar ou, preferencialmente transdisciplinar, por meio de situações que motivem os alunos a perceber o seu entorno. Esse formato propõem uma reflexão em que os alunos buscarão, em suas vivências, a resposta para aquela pergunta”, explica.

Conforme Mariano, a sociedade na qual estamos inseridos atualmente tem exigido um domínio cada vez maior de conhecimentos, seja para realizar tarefas simples do dia a dia, para a integração ao mundo do trabalho, para interpretar e analisar situações, ou para tomar decisões. “Estamos diante de um aluno capaz de perceber seu próprio entorno, sua realidade regional, mas também capaz de reconstruir os seus conhecimentos prévios e compreender suas contradições”, argumenta.

Enem 2023

Ontem, 5 de novembro, aconteceu a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Houve a realização do das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e ciências humanas e suas tecnologias.

O Enem é realizado em dois dias de aplicação e composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento. O segundo dia de exame ocorrerá no próximo domingo, 12 de novembro. Haverá a aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. Os participantes terão cinco horas para realizar as provas.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *