Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

O que diz a lei sobre carro abandonado? 

Portal do Trânsito esclarece o que a legislação diz sobre carro abandonado em via pública


Por Accio Comunicação Publicado 14/05/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
15651 (1)
Foto: Freepik.

Não é incomum vermos um carro abandonado em um terreno, rua e até mesmo na estrada ou em estacionamentos. Infelizmente, esse tipo de ação é recorrente e há consequências diferentes para cada caso. Carros abandonados geram problemas de tráfego, de mobilidade e até de segurança, tanto para os pedestres como para motoristas.  

O Portal do Trânsito buscou informações sobre o abandono de carros e sobre como isso pode gerar consequências ao meio ambiente.  

Por que um carro é abandonado? 

Abandono de carro é costumeiramente normal após roubo, que envolve fuga ou por conta de algum erro durante a ação criminosa.

Esse comportamento é mais comum em centros urbanos, mas também há ocorrências em áreas rurais (em especial, em regiões metropolitanas ou bairros mais afastados).  

Problemas financeiros, dificuldade com a manutenção do veículo ou até a compra de um automóvel novo podem acarretar no abandono de um veículo. Além disso, há também falta de interesse do proprietário no automóvel abandonado ou mesmo a morte do proprietário.  

Quando um carro é considerado abandonado? 

É considerado abandonado um automóvel que permaneça no mesmo local por mais de 30 dias. Ou seja, não é a aparência, mas sim a falta de utilização que classifica um veículo como abandonado ou não.  

Quais carros são os mais abandonados?  

2149437938 (1)
Foto: Freepik.

Entre os tipos de carros mais comumente abandonados estão os veículos antigos e os clássicos. Em diversos casos, o abandono de veículo ocorre pelo alto custo de manutenção ou pela ausência de reposição de peças. 

Alguns proprietários também deixam de ter interesse pelo bem, acabam comprando um automóvel mais moderno, abandonando o carro antigo.  

Outro ponto que acaba colaborando para o abandono de veículo são os danos. Isso também costuma estar ligado a dificuldades financeiras. Afinal, quanto mais danificado o veículo estiver, maiores são os custos para deixá-lo em boas condições. 

Um fato curioso sobre veículo abandonado é que, em alguns casos, os veículos não possuem nem registro junto ao órgão de trânsito. Ou, ao contrário, pode possuir irregularidades documentais. Falta de locomoção ou problemas no motor também é uma das justificativas.

O Portal do Trânsito destaca que o abandono de qualquer automóvel, está sujeito a multa e, além disso, é um local propício para o mosquito da dengue!  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *