Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de fevereiro de 2024

Quais os cuidados para usar a bicicleta no verão?  

O Portal do Trânsito traz algumas dicas de como se cuidar ao andar de bicicleta durante a estação mais quente do ano


Por Accio Comunicação Publicado 22/01/2024 às 13h30 Atualizado 25/01/2024 às 10h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Brasília, DF 22/09/2023 Cicloativistas e servidores públicos pedalaram em um bonde de bicicleta saindo da Rodoviária do Plano Piloto com destino à Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo Dia Mundial sem Carro (CLDF)..Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebo
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Seja na cidade, em parques, na orla da praia ou em trilhas, durante o verão é preciso uma atenção extra na hora de pedalar

De acordo com dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2023 foi o mais quente da história do planeta. No Brasil, a média de temperatura do ano ficou em 24,92°C (sendo 0,69°C acima da média histórica de 1991/2020). 

Sabemos o quanto é melhor pedalar com sol e calor, porém, vale um cuidado extra com o excesso de exposição durante o uso da bicicleta. Por exemplo, em dias muito quentes e ou com sol forte, além do risco de queimaduras, pedalar por longos períodos no sol pode causar esgotamento físico e desidratação

Por isso, um dos cuidados básicos para pedalar durante o verão é ter uma garrafa de água sempre à mão. Vale ressaltar que somente a água não ajuda a repor todos os sais minerais que perdemos quando suamos.  

Levando isso em consideração, lembre-se de levar uma comida leve, como um sanduíche natural ou frutas quando sair pra pedalar em dias muito quentes. Beber água de coco ou uma bebida isotônica também pode ser de grande ajuda para recuperar as energias e repor sais minerais e vitaminas. 

Outra situação que vale um alerta durante o verão é o risco de insolação (principalmente para quem gosta de pedalar na praia).  

A insolação ocorre após o corpo atingir a temperatura de 40°C. Isso pode acontecer devido a uma exposição mais prolongada ao sol ou por calor intenso. Além de poder gerar queimaduras e manchas vermelhas na pele, a insolação é bastante incômoda, pois pode causar tonturas e náuseas e levar a estados graves, quando será necessário chamar por atendimento de emergência.  

Protetor, água e roupas adequadas para pedalar no verão 

Biker
Foto: Envato.

Ao pedalar é recomendado que o ciclista utilize protetor 50 FPS, reaplicando diversas vezes durante o tempo de trajeto para garantir a proteção e a hidratação da pele.  

Além do protetor solar, existem outras “barreiras físicas”. Esses são alguns acessórios que os ciclistas podem usar para aumentar a proteção e o conforto durante pedaladas em dias de calor intenso. Alguns exemplos são:  

  • Óculos de sol 
  • Capacetes com viseiras 
  • Manguitos e pernitos 
  • Roupas em tecidos tecnológicos que promovem uma melhor movimentação e resfriamento do corpo, evitando choques térmicos. 

Outra recomendação é a atenção ao horário da pedalada. Ou seja, evite sair para pedalar entre às 10h30 e às 15h. 

Resfriar o corpo usando uma toalha ou pano molhado na cabeça ou na nuca, se hidratar e repousar em um local mais fresco e com sombra pode ajudar o corpo a retornar a temperatura normal. 

Por fim, para curtir suas pedaladas de verão, faça pequenas pausas durante o trajeto e, principalmente, respeite os limites do seu corpo.  

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *