Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

Lançamento de programação especial dá início à Semana da Mobilidade nesta sexta (16)


Por Assessoria de Imprensa Publicado 15/09/2022 às 21h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
Ouvir: 00:00

Abertura oficial do evento, às 10h, será realizada em conjunto com o Ministério da Infraestrutura, que promoverá a Semana Nacional de Trânsito.

Debates, palestras e fechamento de parcerias para o fortalecimento de ações de trânsito e mobilidade urbana marcam a Semana Nacional de Mobilidade deste ano. O evento promovido anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) tem início às 10h desta sexta-feira (16), em uma solenidade que também abrirá a Semana Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura (MInfra). A programação segue até o dia 23 de setembro.

A cerimônia de abertura e os eventos da programação da Semana Mobilidade serão transmitidas ao vivo pelo canal do MDR no YouTube.

Além do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, estarão presentes na abertura o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda; o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro; e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Francisco Costa.

Na ocasião, será assinado um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR e a Secretaria Nacional de Trânsito do MInfra para renovar a parceria entre as Pastas na promoção de ações voltadas à segurança do trânsito assim como ao fortalecimento e integração do Sistema Nacional de Trânsito. O acordo também prevê a elaboração de estudos bem como iniciativas de gestão de políticas e financiamento de ações para a redução de mortes e acidentes de trânsito, com base no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

“Na Semana da Mobilidade vão ser discutidos vários assuntos inerentes às políticas públicas de mobilidade urbana, além da importância da Política Nacional de Mobilidade Urbana para a população. É muito importante a participação de todos para conhecer o que o MDR está fazendo pela mobilidade urbana no Brasil. Além disso, para ajudar a construir soluções para o futuro”, destaca o ministro Daniel Ferreira.

Parceria com o BNDES

Na segunda-feira (19), também às 10h, o MDR e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinam um protocolo de intenções para a implementação de projetos de transporte público coletivo de média e grande capacidade nas regiões metropolitanas brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes. A medida tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana.

Na primeira fase, por exemplo, serão elaborados estudos em 21 regiões metropolitanas. Os representantes das duas instituições irão, junto a estados assim como municípios, levantar informações sobre as demandas relacionadas aos sistemas de metrô, trem urbano, veículo leve sobre trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT) em cada uma das localidades. A partir daí, será construída uma carteira de projetos. O objetivo é apontar as necessidades de investimentos para a implementação das ações nos diferentes níveis de governo e, também, de origens privada e internacional.

A parceria terá duração de 12 meses a partir de publicação na página oficial do MDR. E poderá ter a renovação mediante a assinatura celebração de aditivo.

Seminário Internacional sobre Regulação no Transporte Público Coletivo

Nas manhãs de terça (20) e quarta-feira (21), o MDR promove um seminário internacional para discutir experiências de regulação bem como programas de outros países em relação ao transporte público coletivo. Participarão representantes de Alemanha, Chile, Colômbia e França.

O Ministério do Desenvolvimento Regional tem trabalhado, junto a entidades representativas do setor no âmbito do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, em uma proposta de marco legal para o transporte público coletivo no País. A ideia, por exemplo, é construir uma legislação que fortaleça o transporte público coletivo por meio da atração de investimentos. Além disso, com melhorias no serviço prestado à população.

Selo Bicicleta Brasil

Na quinta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, a programação prevê uma live para falar sobre o Selo Bicicleta Brasil. A iniciativa do MDR faz parte do Programa Bicicleta Brasil, que tem a proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, especialmente nos municípios de grande e médio portes.

A live irá reunir representantes de empresas, associações bem como organismos públicos que já receberam a honraria. Eles irão compartilhar experiências sobre o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Leia mais sobre o Selo.

“O Selo é uma maneira de reconhecermos as ações feitas em prol do transporte por meio da bicicleta. Além disso, reforçarmos a importância desse modo de transporte para a mobilidade urbana. Ou seja, o MDR tem como uma de suas prioridades na política pública de mobilidade o apoio aos modos não motorizados”, explica a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda.

Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana

A programação da Semana da Mobilidade se encerra na sexta-feira (23) com a realização da 9ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, que comemorará um ano da instituição do colegiado. A abertura, às 10h, do encontro presencial na sede do MDR será feita pelo ministro Daniel Ferreira.

O Fórum tem como uma das funções, por exemplo, assessorar a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do MDR em ações relacionadas às políticas públicas de mobilidade urbana. O Fórum Consultivo se reúne a cada quatro meses, de forma ordinária.

Saiba mais sobre o Fórum.

Programação conjunta MDR e MInfra

Durante toda a próxima semana, o MDR e o MInfra terão agendas conjuntas para discutir o trânsito assim como a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Entre os temas abordados estão o uso da comunicação para que as cidades sejam mais sustentáveis e o uso da bicicleta como meio de transporte. O evento contará também com uma visita guiada à Escola Vivencial de Trânsito, a “Transitolândia”. Nesse sentido, será possível experimentar de forma lúdica questões sobre educação e segurança no trânsito.

Também apoiam a Semana de Mobilidade a CNT; a Associação Nacional de Transporte Públicos (ANTP); a Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS); a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão), União de Ciclistas do Brasil (UCB), WRI Brasil Cidades Sustentáveis, bem como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *