Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

Por que os deputados querem acabar com as autoescolas? Entenda!

Vários PLs em tramitação no Congresso pretendem alterar o processo de formação de condutores, inclusive propondo acabar com as autoescolas. Entenda!


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/05/2023 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De algum tempo para cá, muito se tem falado no Congresso Nacional sobre o tema da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Alguns pedem mais rigor no processo e outros falam em desburocratização e redução de preços. Recentemente, no entanto, alguns Projetos de Lei sugerem excluir os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do processo de habilitação no Brasil. Por esse motivo, um internauta fez o seguinte questionamento à nossa produção: por que os deputados querem acabar com as autoescolas?

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, não são só os deputados, mas os senadores também têm questionado ao longo dos últimos anos o processo de formação de condutores no país. “No entanto, recentemente numa Live do Portal do Trânsito o atual secretário Nacional de Trânsito Adrualdo Catão conversou comigo e disse que não há nenhuma intenção da atual gestão da Senatran de acabar com autoescolas”, explicou.

O especialista destaca ainda, a importância dos CFCs na obtenção da CNH.

“Nós não podemos simplesmente voltar atrás em conquistas já estabelecidas desde 1998 quando o atual Código de Trânsito entrou em vigor. Naquela época, tivemos muitas melhorias no processo de formação de condutores e não podemos simplesmente regredir”, disse.

Conforme Mariano, mesmo sabendo desses fatores é importante que todos os envolvidos no processo façam as suas críticas. “Todos devem estudar o assunto e fazer suas manifestações. Aqui no Portal do Trânsito nós temos muito conteúdo sobre esses debates, muitos pontos que foram analisados à exaustão. A conclusão que todos nós chegamos é que há sim o que melhorar mas sem uma autoescola para formar condutores não será possível”, finalizou.

Assista ao comentário completo de Celso Mariano sobre deputados que querem acabar com as autoescolas, no programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

7 comentários

  • GEMERSON DO NASCIMENTO FERREIRA
    04/05/2023 às 12:33

    Lembrando que as auto escolas não podem saírem de ação. Pós irá acabar com uns dos maiores cartes do Brasil. Desde quando entrou em vigor o tal do simulador os valores ficaram absurdo.

    • Ketely
      06/05/2023 às 13:04

      Já não se usam mais os simulador.

    • Noélia
      30/10/2023 às 22:15

      Dependendo da autoescola só se explorar dos alunos,aulas e aluguel do veículo com preços absurdos,fora da realidade do aluno que ,nem sempre ganha um salário mínimo sequer.

  • GIOVANI MANCILHA BENITES
    04/05/2023 às 15:33

    Que estar informado sobre trânsito amo.

  • Sandra mara
    05/05/2023 às 14:02

    Bom não existe a possibilidade mesmo de uma pessoa que nunca dirigiu ir tirar a CNH pois com 20 aulas práticas 45 teoricas eles ainda tem muita dificuldade imagina sem nada digo é difícil de mais .

    • Kleber Barbosa de Araujo
      05/05/2023 às 22:27

      Quando não existiam os CFCs, o modo de vida era outro, o trânsito era mais calmo que hoje, o que até possibilita aulas em carros particulares feitas por parentes ou conhecidos. Atualmente com o trânsito denso e agressivo que temos, não vejo como não ter as autoescolas com carros devidamente plotados. Sem se contar que uma grande maioria dos alunos não dão a devida atenção ao curso teórico, agora imaginem sem esta obrigatoriedade? O que precisamos é melhorar o processo, não acabar com ele.

  • Conceição Pinheiro de Sousa
    29/10/2023 às 00:14

    Eu acho que ninguém aprende dirigir com 20 aula. Ele aprende faze o carro anda .quando cara começa aprende acabou..tem pessoas que tira CNH e não tem coragem de pegar um trânsito. Porque.tem pessoas que desisti .porque exame prático pessoa no dia esquece oque aprendeu. Nervosismo.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *