Notícias

Notícias

CRLV 2021 não atualiza no aplicativo? Veja orientações! 

CRLV 2021 não atualiza no aplicativo? Veja orientações!

A versão digital do CRLV 2021 está disponível para todos os proprietários de veículos brasileiros. Muitos, porém, reclamam da demora na atualização do documento.

CRLV 2021
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Uma das poucas consequências positivas da pandemia causada pela COVID-19 foi adiantar o processo dos documentos digitais no Brasil. A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), atualmente, está disponível para todos os proprietários de veículos brasileiros.

De acordo com Frederico Carneiro, diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em entrevista recente ao Portal do Trânsito, a transformação digital tem como principal objetivo trazer facilidade e desburocratizar o acesso dos cidadãos aos serviços disponibilizados pelo governo.

Nem tudo, porém, representa essa simplicidade citada pelo representante do Denatran. Muitos proprietários de veículos citam a manutenção da taxa de licenciamento (leia matéria aqui) e a demora na atualização do documento digital como empecilhos nesse novo processo.

CRLV 2021: veja como baixar ou imprimir o documento digital 

Demora na atualização

A maioria das reclamações sobre a demora na atualização do documento digital vem do Rio de Janeiro.

“Estou tentando imprimir o novo CRLV 2021 e o site só disponibiliza o de 2020. Já foi pago o IPVA 2021 cota única e o Licenciamento do mesmo ano, ambos dentro do prazo determinado. Já se passaram mais de duas semanas e não há atualização”, comenta William Torres, que é proprietário de veículo no Estado.

 

[lasso ref=”com” id=”104109″ link_id=”13122″]

 

Entramos em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) para saber se existe algum problema na base de dados do estado que esteja causando esse problema.

Em nota, o órgão esclareceu que a atualização do exercício 2021 é automática e leva, em média, cerca de 10 dias úteis após o pagamento do GRT.

“Contudo, devido ao aumento significativo de documentos digitais, pode haver demora superior a 10 dias em alguns casos. O usuário não precisa se preocupar, pois será atualizado automaticamente”, explica o Detran/RJ.

Ainda de acordo com o Departamento, ninguém será prejudicado caso seja parado em alguma fiscalização de trânsito.

“Em função da pandemia, o calendário e licenciamento de 2020 foi prorrogado, não havendo necessidade de baixar o documento de 2021 nesse momento, já que o primeiro final de placa para licenciamento 2021 vence somente em setembro”, finaliza o órgão.

Confira os prazos de licenciamento 2020 e 2021 no Rio de Janeiro

CRLV 2020

Final da Placa do VeículoPeríodo para o Licenciamento Anual
0 a 2Até 27/02/2021
3 a 6Até 31/03/2021
7 a 9Até 30/04/2021

CRLV 2021

Final da Placa do VeículoPeríodo para o Licenciamento Anual
1 a 2Até 30/09/2021
3, 4 e 5Até 31/10/2021
6, 7 e 8Até 30/11/2021
9 e 0Até 31/12/2021

Informações do Ministério da Infraestrutura

O Ministério da Infraestrutura, responsável pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), traz outras orientações se o documento não for atualizado.

De acordo com o órgão, o primeiro passo para o proprietário é verificar junto ao Detran do estado onde o veículo está registrado se realmente não existe nenhuma pendência ou bloqueio. Se não houver, a recomendação do Denatran é para que o cidadão remova o CRLV-e anterior do aplicativo CDT e peça para baixar novamente.

“Outra opção é sair do aplicativo e realizar o login novamente. Fazendo isso, o documento será atualizado”, afirma o órgão.

[lasso ref=”com” id=”104109″ link_id=”13122″]

Se, ainda assim, o documento não for atualizado, o proprietário do veículo poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais, através do e-mail: [email protected] ou telefone: 0800-728 2324

 

Artigos Recomendados Para Você

38 Comentários

  1. JOSÉ LUCAS DE SILVA

    Comprei um carro zero após jan 2021. Recebi cel impresso em papel A4 . A nova legislação impõe que o antigo CRV (DUT) só será expedido no momento em que vc for vender o carro. Bem, para obter o CRLV digital, como acesso o código de segurança do CRV, uma vez que não o recebi?

    1. Mariana Czerwonka

      José Lucas

      Observe no documento impresso se ao lado do número CRV (na quinta linha do documento) abaixo da capacidade e lotação, não está escrito código de segurança do CLA? É esse o código que você deve usar.

      Equipe Portal

      1. ALBERTO COSTA

        desculpe código CLA, é uma coisa,codigo de segurança é outra!!!!O código de segurança só esta visivel numa segunda folha que o detran da ao transferir o veiculo,alem da folha que se chama CRLV!!!

      2. Flavio da Silva Palhares

        oi Mariana, boa tarde, o meu exercicio e de 2019 e emesmo ter pago todas as taxas ainda assim so tenho o 2019, nesse caso da demora no detran para emitir o crlv pode ocasionar uma apreensao do meu veiculo, como faço para ter esse documentos mais rapido.

        1. Mariana Czerwonka

          Flavio

          De qual estado você fala?

          Equipe Portal

  2. MAYCON DA SILVA FONSECA

    E quem acabou de adquirir um veículo bastante atrasado que agora quitou os débitos vai esperar até quando pq se andar atrasado a polícia vem e prende não quer saber se está tudo pago .

  3. Marcelo

    Mariana. Pode me auxiliar ?
    Paguei cota única IPVA e GRT 2021 e o documento não está até hoje atualizado no aplicativo. Já desinstalei e reinstalei mas, nada mudou. Segue 2020 !!!
    Obrigado

    1. Mariana Czerwonka

      Marcelo

      De qual estado você fala?

      Equipe Portal

      1. Sandryne

        Tenho o mesmo problema e sou do Rio Grande do Sul.

  4. Ladir rodrigues de Almeida

    Não consigo pegar o documento.nao concigo recoperar a senhora do gov.. para imprimir não sou obrigado pagar despachante sendo que paguei tudo adiantado

  5. Willians Torres

    Agradeço a atenção e disponibilizar a resposta do DETRAN-RJ. Contudo, já tem mais de vinte dias e nada de atualização. Este problema também acontece com o veículo da minha esposa. Perguntando a alguns amigos que estão pelo Brasil, o DETRAN-MG está disponibilizando o CRLV 2021 normalmente.
    Willians Torres – RJ

  6. Luciano

    NO ESTADO DO RJ TUDO É MAIS DIFICIL E MAIS CARO. ESTAO COBRANDO TAXA DE EMISSAO DE UM DOCUMENTO QUE NAO SERA EMITIDO. SE CRIA DIFICULDADE PRA VENDER FACILIDADE.

  7. Ronaldo Dantas

    Boa tarde já paguei o ipva cota única, não tenho nenhum débito, no veículo a não uma multa que ainda não tem data pra pagar , e até agora o crlv não 2021 não atualizou no app o que eu faço se for parado em uma blitz?

    1. Mariana Czerwonka

      Ronaldo

      Além do IPVA, você quitou a taxa de licenciamento? Se sim, veja matéria que fizemos sobre o assunto:

      https://www.portaldotransito.com.br/noticias/crlv-2021-nao-atualiza-no-aplicativo-veja-orientacoes/

      Equipe Portal

  8. Marcelo de Souza Pires

    O meu já faz 1 mês e ainda consta 2020

  9. Lucas Bonassina

    Trabalho no Detran de Santa Catarina, e aqui só atualiza no app após o vencimento ! independentemente se já pagou, basta seguir o calendário e após o vencimento irá atualizar, tanto no app CNH digital quanto no site do Detran de forma automática, caso não atualizar é porque existe alguma pendência.
    PLACA FINAL 1- Até 31 de Março;
    PLACA FINAL 2- Até 30 de Abril;
    PLACA FINAL 3- Até 31 de Maio;
    PLACA FINAL 4- Até 30 de Junho;
    PLACA FINAL 5- Até 31 de Julho;
    PLACA FINAL 6- Até 31 de Agosto;
    PLACA FINAL 7- Até 30 de Setembro;
    PLACA FINAL 8- Até 31 de Outubro;
    PLACA FINAL 9- Até 31 de Novembro;
    PLACA FINAL 0- Até 15 de Dezembro.

    1. Camila

      Isso explica porque eu e meu tio, que já pagamos IPVA e licenciamento há mais de 1 mês no DF, não temos ainda o documento 2021 disponível no app. Entretanto, o Detran/DF começou hoje a impressão do documento 2021 para quem tem dificuldade com o aplicativo, logo, deveria estar disponível no App para todos também então.

  10. André

    Bom dia! Sou do Rio de Janeiro e já paguei o IPVA e o GRT desde Janeiro, até agora não atualiza no aplicativo o ano de 2021, absurdo!

  11. Lais Lopes

    Boa tarde, alguém pode me ajudar ?
    Paguei cota única IPVA e GRT 2021 e o documento não está até hoje atualizado no aplicativo, já faz mais de 1 mes. Já desinstalei e reinstalei mas, nada mudou. Segue ainda o de 2020. Eu sou do Rio de Janeiro. O Detran, não está “funcionando” para esclarecer nossas dúvidas.

  12. Yves fritznel Bocage

    Eu pricisa uma veículos não pouquinho grande

  13. victor

    ja paguei ipva, gtr e até agora o meu nao atualiza pra 2021, está 2020 ainda.
    final de placa 9
    sou do rj

  14. Cleudenor

    Boa tarde Mariana!
    Pode me ajudar?
    Paguei cota única IPVA e licenciamento 2021 no estado da Paraíba e o documento não está até hoje atualizado no aplicativo. Já desinstalei e reinstalei mas, nada mudou. Segue 2020 !!!
    Obrigado

    1. Mariana Czerwonka

      Cleudenor

      Alguns Detrans só irão atualizar o documento após a data final de vencimento do licenciamento de acordo com a placa, mas não sei se é o caso da Paraíba. Sugiro que entre em contato com o órgão, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  15. CRV digital: diretor de atendimento do Detran/SP tira dúvidas sobre o documento - Portal do Trânsito

    […] o CRLV é o certificado de registro e licenciamento do veículo, de porte obrigatório quando em uso com o […]

  16. Johnny

    Paguei meu IPVA 9 d janeiro e até agora não venho meu doc e nem o digital está atualizado.

  17. Jose afonso bochnia

    Bom dia!!
    eu perdi a placa do carro a dianteira , e tive que fazer tudo de novo desde documento e placas só que já faz 8 dias corridos hj, e não tenho como trabalhar sem a placa e já faz 15 dias parados ..eu trabalho com aplicativo ..e já paguei tudo q o carro tinha ate mesmo IPVA q ia vencer e novembro e só tenho o licenciamento de 2020 e diz no CDT q aprece só a digital antiga dizendo q esta tudo certo q tá pago o 2021 só que preciso urgente do documento pra poder trocar as placas e passar pro mércosul. o q fazer se já foi feito tudo no poupa tempo.

  18. Claudio Rosendo

    Já paguei o documento do meu carro desde 16 de janeiro de 2021 e ainda não foi atualizado o documento digital no celular.
    Liguei para o Detran e me informaram que como meu veículo é GNV tenho que fazer a vistoria do gás.
    Fiquei indignado pois meu laudo de vistoria está válido até 31/10/2021.
    Como pode ser isso? Não emitir o CRV 2021 mesmo o laudo do GNV estando na validade?
    ABSURDO!

  19. Rafael Velasco

    Realizei a inspeção do GNV após o pagamento do IPVA e do GRT, preciso comunicar algo ao DETRAN para a atualizar o CRLV digital 2021?

  20. Márcio Alves

    Paguei todos os débitos IPVA grt e não atualizou nem o 2020

  21. matheus ferrete

    Bom dia Mariana, preciso de uma ajuda, falo do estado do Mato Grosso, paguei meu documento corretamente IPVA e licenciamento, minha moto tem final 2, seria pago ate final do mês passado que foi quando paguei, e agora descobri que o documento iria ate o mês 9, queria saber se o meu vai atualizar agora para exercício 2021 ou só após o mês de setembro.

    1. Mariana Czerwonka

      Matheus

      Depende de cada Detran, alguns atualizam automaticamente, outros só irão atualizar depois do limite do vencimento. Sugiro que entre em contato diretamente com o órgão, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  22. Selma Figueiredo

    Boa tarde! Gostaria de saber informações sobre CRLV 2021 . Portal Denatran RJ não atualiza, mesmo após passado o prazo de 10 dias úteis a CRLv continua do ano passado. Pode me orientar, por favor?

    1. Mariana Czerwonka

      Selma

      O primeiro passo é verificar, junto ao Detran, se não há nenhuma restrição. Se não, você deve aguardar a atualização. Fique despreocupada que o CRLV 2021 só será exigido a partir de setembro. Veja:

      – Final de placa 1 a 2 => Até 30/09/2021
      – Final de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2021
      – Final de placa 6, 7 e 8 => Até 30/11/2021
      – Final de placa 9 e 0 => Até 31/12/2021

      Equipe Portal

  23. Isabel Takai

    Como faço se o meu veículo atual não aparece no app, só aparece um bem antigo que tive e não consigo atualizar pelo app?

  24. Paulo de Tarso Marinho Cascardo

    Já fiz todos os procedimentos possíveis e imagináveis e não atualiza. Já removi o CRLV, sai e entrei do APP, desinstalei e instalei o App, entrei em contato com o SERPRO e nada. Tentei entrar em contato com o DETRAN-RJ, mas não é possível, pois o atendimento automático não dá opção de falar com o atendente. Por acaso, vcs teriam alguma solução para me indicar? Tenho dois veículos nessa situação.
    Desde já, agradeço!!!

  25. Leandro

    Boa Noite Realizei o pagamento do crlv do meu veiculo 2021 atualizo o aplicativo só aparece o 2020

  26. Maria Cristina Andrade Vieira

    Boa noite! Meu carro está quase sendo excluído da UBER pq não atualizam o documento 2021.

  27. Vinícius Goys

    Eu paguei o IPVA, todas as taxas.
    Tendo em vista está em alienação fiduciária. O despacho do processo carro foi penhorado mais não executado.
    Ano passado fiz vistoria do DETRAN sem problemas.
    Agora não consigo está em 2020 apenas.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *