Notícias

Instrutor e CFC

Detran/SP anuncia reabertura gradual de algumas unidades e do Poupatempo 

Detran/SP anuncia reabertura gradual de algumas unidades e do Poupatempo
Poupatempo de Guarulhos antes da pandemia. Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Algumas unidades do Detran/SP e do Poupatempo irão reabrir a partir do dia 19/08. A prioridade será para serviços que exigem atendimento presencial.

Reabertura Detran/SP
Poupatempo de Guarulhos antes da pandemia. Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Foi anunciada ontem (12), em entrevista coletiva, a reabertura de algumas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) e do Poupatempo, a partir do dia 19 de agosto, próxima quarta-feira.

O anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário de governo do estado de SP, Rodrigo Garcia. Nessa primeira etapa reabrirão as Unidades que estão em cidades classificadas nas fases laranja e amarela do Plano SP.

De acordo com o Detran/SP, a retomada dos atendimentos nos postos físicos já terá com permissão de agendamentos a partir de 18/08. Esta etapa de reabertura priorizará, segundo o órgão, apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo.

“É importante destacar que 70% dos serviços oferecidos pelo Detran.SP hoje já estão disponíveis online. E 50% daqueles ofertados nos postos do Poupatempo também já estão digitalizados, ao alcance da palma da mão”, explicou o  diretor-presidente do Detran/SP, Ernesto Mascellani.

Conforme o Detran/SP, a reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.

Integração

O Detran/SP anunciou também que o Poupatempo vai incorporar à sua gestão todos os serviços prestados pelo Detran/SP. “Ao aproveitar a já consolidada sinergia do Poupatempo, a iniciativa vai alçar o órgão estadual de trânsito a um novo patamar em relação à digitalização dos serviços, como também aprimorar indicadores de qualidade e de eficiência. Com isso, o Estado avança em mais uma etapa de integração, desburocratização e agilidade para facilitar a vida do cidadão”, informou o órgão.

Ainda conforme o Detran/SP, além de expandir a capilaridade dos serviços prestados, transformando unidades do órgão em postos Poupatempo, a medida resultará em atendimento público de qualidade, de forma presencial e remota, pelo celular, por meio do Poupatempo Digital, para todos os municípios paulistas – incluindo o alcance a cidades menores.

O órgão disse ainda que os novos postos serão ainda mais modernos, enxutos e com atendentes realizando diversos tipos de serviços, com eficiência Poupatempo, programa gerido pela Prodesp.

“A inserção do Detran.SP no modelo de atendimento unificado ao cidadão será iniciada com a reabertura gradual das unidades”, destacou o diretor-presidente do Detran/SP.

“Integrar nossos serviços ao programa fará a população ganhar ainda mais. As pessoas serão atendidas nas novas unidades com mais comodidade, de forma simples, eficiente e com toda segurança – e contando também com um maior leque de serviços prestados, além daqueles referentes a CNH e documentação veicular”, enfatizou Mascellani.

Cronograma de reabertura

No processo de reabertura gradual, em 19/08, já estarão operando na nova modalidade as seguintes unidades do Poupatempo: Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru. O cronograma de retomada dos atendimentos presenciais será semanal, até 28/10.

Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente. A transição plena da remodelação está prevista para ser concluída até 2022.

Confira o cronograma de reabertura divulgado pelo Detran/SP.


Artigos Recomendados Para Você

11 Comentários

  1. Jorge da bela cruz Barbosa

    Já um ano q estou com minha CNH suspensa por muitas q eu não fiz é todos recursos indeferido, é esse detran não abre para entregar

  2. Nilwellington

    Bom dia , preciso adicionar Exerce atividades remunerada na habilitação para começar a trabalhar preciso agendar ?

  3. AXEL Zambiasi Schu

    Meu carro foi comprado com isenção de ipi já fez 2 anos em julho e não deram baixa na restrição a placa é GGC1925 to me mudando de São Paulo e não consigo fazer a transferência 🤷🏽‍♀️

  4. Angélica viana costa

    Quero pagar o dok do meu carro está atrasado como faço nem posso usar ele

    1. Mariana Czerwonka

      Angélica

      De qual estado você fala?

      Equipe Portal

  5. Michelly da Silva

    Meu carro está preso já mandei toda documentação e não mandam a liberação pra retirar ele é quando vcs vão abrir o Detran como vou pegar meu carro

  6. nelson

    tenho 68 anos a minha cnh venceu julho de 2020,não consigo renovar devido a coleta biometrica….o que fazer e onde fazer?

    1. Mariana Czerwonka

      Nelson

      Todas as CNHs vencidas depois de 01/03/20 em São Paulo, continuam válidas para fins de fiscalização e estão com prazo suspenso para a renovação. Essa informação está na Resolução 828/21do Contran, que referendou a Portaria 208/21 do mesmo órgão.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']