Notícias

Instrutor e CFC

Detran/SP anuncia reabertura gradual de algumas unidades e do Poupatempo 

Detran/SP anuncia reabertura gradual de algumas unidades e do Poupatempo
Poupatempo de Guarulhos antes da pandemia. Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Algumas unidades do Detran/SP e do Poupatempo irão reabrir a partir do dia 19/08. A prioridade será para serviços que exigem atendimento presencial.

Reabertura Detran/SP
Poupatempo de Guarulhos antes da pandemia. Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Foi anunciada ontem (12), em entrevista coletiva, a reabertura de algumas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) e do Poupatempo, a partir do dia 19 de agosto, próxima quarta-feira.

O anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário de governo do estado de SP, Rodrigo Garcia. Nessa primeira etapa reabrirão as Unidades que estão em cidades classificadas nas fases laranja e amarela do Plano SP.

De acordo com o Detran/SP, a retomada dos atendimentos nos postos físicos já terá com permissão de agendamentos a partir de 18/08. Esta etapa de reabertura priorizará, segundo o órgão, apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo.

“É importante destacar que 70% dos serviços oferecidos pelo Detran.SP hoje já estão disponíveis online. E 50% daqueles ofertados nos postos do Poupatempo também já estão digitalizados, ao alcance da palma da mão”, explicou o  diretor-presidente do Detran/SP, Ernesto Mascellani.

Conforme o Detran/SP, a reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.

Integração

O Detran/SP anunciou também que o Poupatempo vai incorporar à sua gestão todos os serviços prestados pelo Detran/SP. “Ao aproveitar a já consolidada sinergia do Poupatempo, a iniciativa vai alçar o órgão estadual de trânsito a um novo patamar em relação à digitalização dos serviços, como também aprimorar indicadores de qualidade e de eficiência. Com isso, o Estado avança em mais uma etapa de integração, desburocratização e agilidade para facilitar a vida do cidadão”, informou o órgão.

Ainda conforme o Detran/SP, além de expandir a capilaridade dos serviços prestados, transformando unidades do órgão em postos Poupatempo, a medida resultará em atendimento público de qualidade, de forma presencial e remota, pelo celular, por meio do Poupatempo Digital, para todos os municípios paulistas – incluindo o alcance a cidades menores.

O órgão disse ainda que os novos postos serão ainda mais modernos, enxutos e com atendentes realizando diversos tipos de serviços, com eficiência Poupatempo, programa gerido pela Prodesp.

“A inserção do Detran.SP no modelo de atendimento unificado ao cidadão será iniciada com a reabertura gradual das unidades”, destacou o diretor-presidente do Detran/SP.

“Integrar nossos serviços ao programa fará a população ganhar ainda mais. As pessoas serão atendidas nas novas unidades com mais comodidade, de forma simples, eficiente e com toda segurança – e contando também com um maior leque de serviços prestados, além daqueles referentes a CNH e documentação veicular”, enfatizou Mascellani.

Cronograma de reabertura

No processo de reabertura gradual, em 19/08, já estarão operando na nova modalidade as seguintes unidades do Poupatempo: Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru. O cronograma de retomada dos atendimentos presenciais será semanal, até 28/10.

Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente. A transição plena da remodelação está prevista para ser concluída até 2022.

Confira o cronograma de reabertura divulgado pelo Detran/SP.


Artigos Recomendados Para Você

3 Comentários

  1. AXEL Zambiasi Schu

    Meu carro foi comprado com isenção de ipi já fez 2 anos em julho e não deram baixa na restrição a placa é GGC1925 to me mudando de São Paulo e não consigo fazer a transferência 🤷🏽‍♀️

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *