Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

DF registra redução 63% de mortes de ciclistas no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/12/2021 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Detran/DF tem trabalhado para um trânsito mais seguro e registrado reduções mortes no trânsito em todas as áreas.

De acordo com dados preliminares da Gerência de Estatísticas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, nos onze meses de 2021, o DF registrou uma queda de 26% no número de mortes no trânsito em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a novembro deste ano, foram registradas 155 vítimas fatais em acidentes de trânsito, no mesmo período de 2020, foram 209. No mês de novembro ocorreram 14 mortes no trânsito, esse foi o segundo menor número para o mês desde 2016, ficando atrás apenas de novembro de 2018 quando ocorreram 12 óbitos.

O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, atribuiu esse resultado ao trabalho intenso das áreas de Educação, Engenharia e Fiscalização de Trânsito.

“O Departamento de Trânsito tem promovido ações educativas em vias públicas, escolas, eventos culturais para conscientizar pedestres, ciclistas e condutores sobre a importância de estar atento às normas de circulação” ressalta o diretor.

A Diretoria de Educação do Detran/DF também tem realizado cursos de capacitação sobre vários temas relacionados ao trânsito. Além disso, com o objetivo de evitar acidentes, a fiscalização do Detran/DF tem intensificado as operações, principalmente com o foco no combate à alcoolemia no trânsito.

Outro fator que tem contribuído para maior conscientização da população são as campanhas educativas veiculadas na mídia este ano, sobre temas como travessia de pedestres, bem como respeito ao ciclista, álcool e direção, motociclista, chuvas e celular.

Além disso, o diretor-geral do Detran destaca a parceria e o trabalho integrado entre todos os órgãos relacionados ao trânsito.

Pedestres, ciclistas e motociclistas

O número de ciclistas mortos no trânsito do Distrito Federal reduziu 63% comparando os onze meses de 2021 com o mesmo período de 2020. De janeiro a novembro deste ano, sete ciclistas perderam a vida nas vias do DF, enquanto no ano passado, foram 19. A taxa de redução é ainda maior ao se comparar com o mesmo período de 2019: 66,6%, quando foram registradas 21 vítimas fatais.

Também ocorreu a diminuição no número de pedestres mortos. De janeiro a novembro de 2021, por exemplo, 42 pedestres morreram no trânsito do DF. O número é 14% menor que no mesmo período do ano passado, quando se registrou 49 vítimas fatais. Em comparação ao mesmo período de 2019, a redução foi de 48%.

O número de motociclistas mortos no trânsito é outro dado que se mantém abaixo do registrado em 2020. Nesse sentido, o levantamento do Detran/DF indica que, nos onze meses deste ano, 49 motociclistas morreram em acidentes. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 64 óbitos, houve uma redução de 23,4%. No ano de 2019, ano em que aconteceram 77 mortes de motociclistas, a queda foi ainda maior: 36%.

As informações são do Detran/DF

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *