Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de março de 2024

Faixa azul para motocicletas em São Paulo

A instalação da faixa azul em mais de dez avenidas na cidade de São Paulo é um projeto para reduzir o número de mortes de motociclistas


Por Accio Comunicação Publicado 17/10/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Faixa Azul surgiu da após uma viagem de uma comitiva da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) do estado de São Paulo à Malásia. Atualmente, há 260 quilômetros de faixas exclusivas para motos no país, que foi um dos primeiros a aderir a implantação das motofaixas

Há mais de um ano, a Prefeitura de São Paulo implantou o projeto piloto da Faixa Azul. Implantação criada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Avenida 23 de Maio, em São Paulo (SP). 

A Faixa Azul da 23 de Maio é demarcada por sinalização horizontal e sinais verticais e possui 5,5 Km de extensão. Sendo assim, o trajeto passa entre a Praça da Bandeira, no centro da capital paulista, até o Complexo Viário Jorge João Saad, na região do Ibirapuera. 

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, o projeto não teve registros de mortes nas vias e trechos onde a faixa autorizada (e acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran) foi implantada. 

Esse dado traz uma informação relevante, já que o objetivo da implementação da Faixa Azul é justamente oferecer um espaço mais seguro para o trânsito de motocicletas.

visão de duas pessoas em uma moto na rodovia
Foto: Prefeitura de São Paulo

Faixa Azul em avenidas de São Paulo 

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a instalação da Faixa Azul para motociclista em mais de dez avenidas na cidade de São Paulo/SP. 

Contudo, além do projeto piloto implementado na Av. 23 de Maio, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pretende ampliar do projeto Faixa Azul em outras vias da capital paulista. 

Há Faixa azul em mais 220 quilômetros em vias da capital paulista: 

  • Avenidas Sumaré e Paulo VI, na zona oeste; 
  • Avenida das Nações Unidas (entre a avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira), nos dois sentidos, na zona sul; 
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste; 
  • Avenidas Zaki Narchi e Luiz Dumont Villares, na zona norte; 
  • Avenida Miguel Yunes, na zona sul; 
  • Avenida do Estado (que liga o ABC e bairros da zona leste à região central da cidade); 
  • Avenidas Jacu-Pêssego (Nova Trabalhadores) e Vice-Presidente José Alencar Gomes da Silva, na zona leste.

Em resumo, a Faixa Azul é uma implementação de segurança para as motociclistas que tornará o trânsito da cidade de São Paulo mais seguro

O que você achou sobre esse projeto? Compartilhe a sua opinião nos comentários! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Wilson
    18/10/2023 às 11:37

    Excelente projeto!! Uma vida se quer,, não tem preço ! Parabéns aos envolvidos!!!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *