Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

Como se calcula o número de agentes de trânsito para fiscalizar uma cidade? Veja!

De acordo com especialista, existe uma recomendação do número de agentes de trânsito nas cidades, mas não uma regra. Leia mais!


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/12/2022 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Número de agentes de trânsito nas cidades
Os agentes de trânsito têm função importante nas cidades. Foto: Arquivo Tecnodata.

Muitos internautas relataram ao Portal do Trânsito que atualmente percebem uma presença muito menor de agentes de trânsito nas vias. Para muitos, falta fiscalização. Diante dessa situação fomos descobrir se há uma regulamentação sobre o número de agentes de trânsito nas cidades e quem cuida disso.

De acordo Celso Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, existe uma recomendação do número de agentes de trânsito nas cidades, mas não uma regra. “Um agente de trânsito para cada mil veículos. Esta referência, que anda meio sumida do nosso dia a dia, diz mais ou menos a quantidade ou permite calcularmos a quantidade de agentes de trânsito que deveríamos ter atuando numa cidade”, afirma.

Ainda conforme o especialista, ninguém está cuidando disso. “Esta é a verdade. O que deveria ser uma regra obedecida ao pé da letra é só uma referência e na prática nós temos cada vez menos agentes de trânsito na rua. Não é exatamente um problema quando nós temos esta rua bem sinalizada inclusive com equipamentos eletrônicos de última geração”, sinaliza.

Mariano, no entanto, faz um alerta sobre uma área que sente mais a falta dos agentes de trânsito.

“Aqueles momentos que poderiam ser educativos, numa abordagem, numa blitz até mesmo no momento da autuação, ficam relegados a frieza de um comunicado que chega 30 dias depois pelo correio e a pessoa nem lembra mais o que aconteceu”, finaliza.

Assista, na íntegra, a resposta do especialista Celso Mariano no Programa Tira-dúvidas de trânsito sobre o número de agentes de trânsito nas cidades.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Marcilio Victor
    06/04/2023 às 16:03

    queria saber onde acho essa recomendação, já procurei na internet e não acho.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *