CNH digital: vale a pena usar?
A tecnologia veio para ficar e auxiliar os brasileiros.
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é o app oficial que reúne tanto a documentação do condutor, a CNH digital, como a do veículo, o CRLV. Conforme o governo, o CDT é uma forma segura de ter os documentos sempre à mão. Além disso, eles têm a mesma validade dos documentos físicos. Para quem ainda tem dúvidas sobre baixar ou não o aplicativo, o Portal do Trânsito analisa se vale a pena usar a CNH digital.
De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito e da Tecnodata, a tecnologia veio para ficar e auxiliar os brasileiros, por isso, vale a pena usar a CNH digital.
“O aplicativo é de fácil instalação e aceito como documento oficial”, explica.
Além disso, conforme o especialista, traz facilidades aos usuários, otimiza o tempo e simplifica a vida dos condutores. “O aplicativo CDT inova ao integrar informações do condutor, veículos, infrações e educação”, pontua.
Veja vantagens do uso da CNH digital
Não precisar portar o documento físico
Com a CNH digital não é preciso carregar o documento físico pois eles têm a mesma validade jurídica. No entanto, o especialista faz um alerta. “Verifique sempre se o celular tem carga de bateria, pois isso é imprescindível”, argumenta.
Não precisa ter sinal de internet para usar a CNH Digital
É possível acessar a CNH digital mesmo sem internet. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a conexão com a internet é necessária apenas na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.
Histórico
Através da CNH digital é possível obter o histórico do condutor. Ou seja, é possível visualizar infrações registradas, informações de vencimento da CNH, de cursos especializados e até mesmo sobre o exame toxicológico, se for o caso.
Toda documentação em um só lugar
O aplicativo se chama Carteira Digital de Trânsito mas ele também contém a versão digital do documento que comprova o licenciamento do veículo, o CRLV. Mesmo para quem dirige mais de um veículo, é possível ter todos os documentos no aplicativo.
“No app CDT podem estar os documentos de vários veículos, mesmo o condutor não sendo proprietário, através do compartilhamento do documento. Nele também há o histórico do veículo”, finaliza Mariano.
Aviso de vencimento da CNH
O app CDT envia avisos quando a CNH do condutor está prestes a vencer, assim como sobre a renovação do exame toxicológico, para quem tem as categorias C, D e E. O app também notifica quando há necessidade de realizar recall do veículo com orientações sobre como entrar em contato com o fabricante, as providências necessárias para a resolução e os riscos caso não se efetue o reparo.
Como baixar a CNH digital
1. Instalar o aplicativo
Você deverá instalar o aplicativo em seu celular. Confira o tutorial ilustrado para Android ou para iOS.
2. Fazer login
Depois de instalar o aplicativo, será preciso fazer acesso através do Login Único do Gov BR. Veja como criar a conta clicando aqui.
3. Gerar CNH digital
Depois de realizar o login, será necessário apontar a câmera do celular para o QR Code que fica na parte de trás da CNH física e depois tirar uma foto dentro do aplicativo. O aplicativo vai primeiro comparar a foto do condutor com a foto do banco de dados do Detran para confirmação de identidade. Por último, será preciso confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado de origem da CNH. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo vai gerar a CNH Digital.
Em caso de erro ao gerar a CNH digital, o condutor deverá procurar o Detran onde sua carteira foi feita para verificar a situação. Em alguns casos o problema é solucionado atualizando o número de celular, e-mail e CEP, que são itens obrigatórios.