Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de julho de 2024

CFC News destaca: categoria de CNH para área rural, cursos em CFCs e mobilização nacional de instrutores


Por Tecnodata Educacional Publicado 29/07/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h01
Ouvir: 00:00

A jornalista Mariana Czerwonka apresenta o CFC News com as principais notícias da semana.

PL categoria de CNH para áreas rurais

Um projeto de lei que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) cria uma categoria de habilitação exclusiva para motocicletas e motonetas em vias rurais. De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), o PL 4.139/2019 altera o Código de Trânsito Brasileiro para criar a categoria de habilitação ‘R’.

Fim dos cursos em CFCs

Na semana passada uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) causou polêmica entre os profissionais que atuam em Centros de Formação de Condutores. Em sua live semanal, o presidente voltou a defender o fim dos radares fixos e móveis e também citou aspectos que fazem parte do processo de primeira habilitação.

Mobilização nacional dos instrutores

E após todas essas notícias sobre possíveis mudanças no processo de formação de condutores, estamos acompanhando nas redes sociais uma intensa movimentação dos instrutores de trânsito pela união da categoria e também contra o PL 3781/19 que libera o candidato a treinar sem obrigatoriamente passar por um CFC.

Estatísticas

E a última notícia de hoje traz um dado preocupante. Reportagem do Jornal Folha de São Paulo do último sábado, assinada pelo jornalista Fabrício Lobel,  divulga o estudo feito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) que aponta: as cidades brasileiras de pequeno porte (com até 100 mil habitantes) concentram praticamente a metade das vítimas de trânsito no país (49%).

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *