Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de julho de 2024

Comportamento dos usuários diante de cruzamento com linha férrea passará a cair nas provas do Detran/PR


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/06/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h27
Ouvir: 00:00

Cursos de formação de condutores e reciclagem no PR passarão a contar com orientações destacando o funcionamento da ferrovia e prevenção de acidentes.

cruzamento com linha férreaFoto: Detran/PR

O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) divulgou uma parceria com a concessionária Rumo para divulgar informações sobre o funcionamento da ferrovia, boas práticas, sinalização e prevenção de acidentes. Conforme o órgão, o objetivo é incentivar cada vez mais o cuidado dos motoristas e da população nas áreas próximas aos trilhos.

De acordo com o  diretor-geral do Detran/PR, Wagner Mesquita, a ideia da parceria aconteceu devido ao aumento no número de acidentes em linhas férreas. 

“Essa situação é preocupante. Ela nos trouxe um alerta para reforçar o assunto já na formação de novos condutores. E, também, para aqueles que precisam relembrar algumas regras básicas de condução”, diz.

Segundo o órgão, em 2019, registrou-se 146 acidentes causados por terceiros (abalroamentos e atropelamentos) no Paraná.  Por exemplo, em 2020 foram 167 ocorrências, sendo que abalroamentos (colisão de veículo com o trem) responderam por 68% dos casos.

Conteúdo de prova

A partir deste mês de junho, os cursos de reciclagem nas autoescolas do Paraná e no próprio Detran/PR contarão com o apoio de vídeos produzidos pela concessionária. Ao passo que ainda este ano, os cursos de formação de condutores também contarão com o conteúdo.  Conforme o órgão, a estimativa é que cerca de 300 mil candidatos à CNH trabalhem o tema em sua formação já neste segundo semestre de 2021. “A conscientização e educação no trânsito são o melhor caminho para reduzirmos os acidentes”, reforçou Mesquita.

Em comunicado enviado aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Paraná, o Detran/PR salientou que em breve incluirá questões na prova eletrônica, que dizem respeito ao comportamento do condutor, pedestres, ciclistas e demais agentes que participam do trânsito diante de um cruzamento com linha férrea.

Como irá funcionar a parceria

Para atingir o objetivo da parceria, a Rumo disponibilizará três vídeos para que os CFCs possam baixar e incluir em suas aulas teóricas. De acordo com o Detran/PR ao todo, os vídeos devem atender aproximadamente 800 autoescolas no Paraná.

Segundo a concessionária, de forma didática e por meio de ilustrações, os conteúdos reforçam os cuidados necessários antes de realizar a travessia em passagens em nível (PNs), ressaltam a necessidade de ficar atento ao sinal sonoro da buzina e alertam sobre as regras nas áreas ao entorno da ferrovia, como não ser permitido transitar ou estacionar nas faixas de domínio. Além disso, os motoristas poderão conhecer um pouco mais sobre como funciona a operação dos trens na linha férrea.

Silvia Mari Azuma, gerente da Rumo destaca que a segurança é um dos pilares da empresa.

“Firmar essa parceria é um passo importante para combatermos uma das maiores questões em ferrovias no mundo todo: a prevenção de acidentes nos cruzamentos entre a linha férrea e as vias urbanas”,diz.

Ainda segundo a gerente, a concessionária tem a intenção de fortalecer a relação com a população, tornando a ferrovia mais segura. “Queremos contribuir cada vez mais para a conscientização das pessoas sobre a importância de adotar comportamentos preventivos. Por exemplo parar, olhar e escutar antes de cruzar uma passagem em nível”, conclui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *