Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

Detran/PI anuncia realização de exames práticos aos sábados

O objetivo da medida é reduzir a fila de espera por exames práticos em todo o estado.


Por Agência de Notícias Publicado 24/02/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran/PI), Luana Barradas, anunciou que o órgão vai começar a realizar exames práticos aos sábados. A medida vai entrar em vigor a partir do dia 25 de fevereiro deste ano.

A decisão de realizar exames práticos aos sábados, segundo a diretora-geral do Detran, tem o objetivo reduzir a fila de espera por exames em todo o estado.

“Visando reduzir às demandas de exames práticos, vamos abrir, a partir do dia 25 deste mês, bancas examinadoras aos sábados. A medida é urgente e vai iniciar após o Carnaval, para reduzir a demanda de pessoas que estão aguardando para realizar a baliza”, destacou Luana Barradas.

Novidades

Luana Barradas ressaltou ainda que esta é apenas uma das novidades que o órgão vai anunciar nos próximos dias.

“Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais os serviços ofertados à população e garanto aos piauienses que ainda teremos muitas coisas boas. O Detran-PI vai ser referência em agilidade e inovação”, finalizou a diretora-geral Luana Barradas.

Exames práticos

Talvez essa seja a etapa do processo de habilitação mais temida pela maioria dos candidatos. Ou seja, para concluir o processo, é preciso passar no exame prático de direção para cada categoria que se inscreve. Para categoria “B”, o candidato deverá fazer um percurso determinado pelos examinadores, e, nesse sentido, será reprovado se cometer faltas eliminatórias ou que somem mais de 3 pontos negativos. Já, para motos assim como ciclomotores, o exame continua sendo feito em circuito fechado.

Reprovação

Se reprovar no exame teórico ou prático, o candidato terá de fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais já passou.

PPD

Se passar em todas as fases, por exemplo, o candidato receberá a Permissão para Dirigir – PPD, válida por um ano. Durante esse período, se não receber multa, por infração gravíssima ou grave, nem reincidir em multa por infração média, terá direito a sua CNH. Caso contrário, terá que reiniciar todo o processo de habilitação.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *