Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de dezembro de 2024

Cresce em 65% o número de restrições visuais nas CNHs dos gaúchos

O número de motoristas gaúchos restrições na CNH em decorrência de problemas de visão aumentou em 65% nos últimos 10 anos.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 20/07/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
CNH gaúchos
O número de motoristas gaúchos restrições na CNH em decorrência de problemas de visão aumentou em 65% nos últimos 10 anos. Foto: izuboky para Depositphotos

O número de motoristas gaúchos com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em decorrência de problemas de visão aumentou em 65% nos últimos 10 anos, conforme análise da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do RS (ABRAMET/RS), com base nos dados disponibilizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Em 2014 no RS, eram 1.039.669 milhão de CNHs de gaúchos com restrições visuais registradas. Em 2024, já são 1.717.934 milhão de CNHs que registram a exigência de que seus condutores necessitam do uso de óculos ou lentes de contato para conduzir veículos. Deste total, para cerca de 1.641 milhão de condutores, é obrigatório o uso de lentes corretivas. E, ainda, para 9.420 mil é vedado dirigir após o pôr do sol.

Além disso, conforme o levantamento, 67.143 mil gaúchos têm registros de visão monocular na CNH.

De acordo com o presidente da ABRAMET/RS e especialista em Medicina do Tráfego, Ricardo Hegele, “de todos os candidatos reprovados no exame de aptidão física e mental, mais de 90% reprovam no teste de visão, que avalia a acuidade visual do candidato”, informa.

Para Hegele, dois fatores importantes devem ser considerados para este crescimento, tanto no RS como em todo Brasil.

“A população está ficando mais idosa, especialmente em nosso Estado, em razão da longevidade e do aumento da qualidade de vida e, dentro deste cenário, temos as patologias como o diabetes que pode causar perda da acuidade visual e naturalmente a pessoa vai utilizar óculos ou lente de contato”, explica e, acrescenta, que as tecnologias também prejudicam muito a saúde ocular. “As pessoas de maneira geral ficam muito tempo conectadas na tela do celular e dos notebooks e isto gera perda da acuidade visual também. É multifatorial e fatores muito preponderantes, pois há 10 anos atrás nós não dedicávamos tanto tempo para as telas”, diz.  

Até maio de 2024, de acordo com o Detran/RS, o estado contabilizava uma população de 5.484.439 milhões de condutores. Além disso, de acordo com os dados do Senatran, 30% dos motoristas gaúchos têm restrições visuais na carteira de habilitação.

Dados Nacionais

No Brasil, o número de restrições nas CNHs em razão de problemas de visão quase dobrou na última década. Até 2014, eram 14,4 milhões de CNHs que registravam a exigência de que seus portadores conduzissem veículos obrigatoriamente com o uso de óculos ou lentes de grau. Já em 2024, esse total já alcança os 25,4 milhões, ou seja, um aumento de 77%.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *