Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Prova teórica já pode ser feita no CFC em São Paulo


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/11/2020 às 17h23 Atualizado 08/11/2022 às 21h39
Ouvir: 00:00

Para prestar o serviço, o CFC precisa estar credenciado junto ao Detran/SP. Atualmente, já são mais de 400 CFCs aptos a aplicar a prova teórica.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do estado de São Paulo estão autorizados, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP), a aplicar a prova teórica para primeira habilitação em suas dependências.  Até pouco tempo, esta etapa era feita exclusivamente em unidades do Detran.

Para prestar o serviço, o CFC precisa estar credenciado junto ao órgão executivo de trânsito. Atualmente, já são mais de 400 CFCs aptos a aplicar a prova teórica. A expectativa do Detran é que, em breve, este número ultrapasse a marca de 1.000 centros.

Mais de 760 provas já foram aplicadas desde o final de outubro, quando os primeiros CFCs iniciaram a prestação do serviço.

“A iniciativa, somada ao investimento do governo do Estado em tecnologia e inovação, aumenta a capacidade de atendimento e agrega serviços aos CFCs, gerando renda e preservando empregos”, afirma Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran.SP.

A medida foi regulamentada na Portaria Detran SP 162, de agosto passado, que inclui todos os requisitos necessários para que o CFC possua autorização para a aplicação do teste.

Veja aqui o que é necessário para o credenciamento.

Correção das provas

Ainda conforme o Detran, as questões que compõem as provas, bem como as correções de respostas, continuam sendo tarefas do órgão, que também fiscaliza todas as etapas para garantir o cumprimento legal das exigências estabelecidas na portaria.

Seguindo os critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo, as unidades e CFCs poderão atuar dentro do limite de 50% da capacidade. O aluno também pode optar por fazer a prova teórica monitorada da maneira tradicional, ou seja, na unidade do Detran/Poupatempo, basta agendamento prévio.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *